Com a palavra, os jovens

Jovens são ouvidos em seminário internacional em preparação ao Sínodo

Evento realizado ao longo da semana reuniu jovens de vários países e especialistas em debate sobre realidade juvenil

Da Redação, com Rádio Vaticano

Nesta manhã, evento ouviu pronunciamento dos jovens / Foto: Twitter oficial @synod2018

Termina nesta sexta-feira, 15, o Seminário Internacional sobre a situação juvenil realizado em Roma em preparação à 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em outubro de 2018 e dedicada aos jovens. O tema será “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. 

Pelo twitter, o perfil oficial “@synod2018”, criado em preparação à próxima assembleia sinodal, postou hoje uma mensagem de agradecimento por toda a partilha realizada ao longo do encontro. “Agradecemos ao Senhor por este encontro de escuta e partilha durante esta semana. Permaneçamos em comunicação”, escreveu. 

Leia também
.: CNBB disponibiliza texto preparatório para o Sínodo dos Jovens
.: No Twitter, Papa convida jovens a participarem do Sínodo 2018

O evento reuniu, ao longo da semana, especialistas de diversas partes do mundo e jovens dos cinco continentes, debatendo aspectos pertinentes à realidade juvenil, como a sua identidade, os jovens e o trabalho, as migrações, o compromisso social e político, os jovens e a tecnologia, os jovens e a transcendência.

A manhã de hoje contou com o pronunciamento dos jovens presentes no encontro, seguido de um balanço dos trabalhos realizados durante a semana. O Secretário do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, concluiu o Seminário.

Um dos brasileiros que participa do evento é o padre Anísio José, reitor do Santuário Santa Rita de Cássia em Curitiba (PR). Ele contou que todos os 20 jovens de várias partes do mundo falaram nesta manhã, deixando algumas questões e apresentando iniciativas realizadas em vários países. 

Apesar das diferenças culturais dos participantes, padre Anísio destacou que algumas das questões abordadas durante a semana são comuns e já foram apontadas pelo Papa Francisco. Um exemplo é a “Igreja em saída” e a necessidade dos jovens serem acompanhados. Mas também há algumas particularidades, explica o sacerdote. 

“A América Latina, que é uma Igreja muito mais viva, mas precisa aprender a refletir mais e melhor sobre as suas práticas. A Igreja na Europa, que é uma Igreja que reflete muito, mas precisa ter mais iniciativas. Então estes encontros, este encontro, é um encontro para dividir experiências – a Igreja é uma -, é um encontro de comunhão, e para aprendermos também. Nós, por exemplo do Brasil, temos muitas iniciativas e encontros grandes, precisamos refletir mais sobre as nossas práticas, mas temos muita coisa a partilhar com outras nações. Então estes encontros nos favorecem para enriquecer mais a Igreja que somos todos nós”.

Os preparativos dessa próxima assembleia sinodal têm buscado a participação dos jovens, atendendo um desejo do Papa Francisco. Tanto que foi criado um site que contém um questionário, aberto para ser respondido por jovens do mundo inteiro, a fim de colher dos próprios jovens reflexões para pautar os trabalhos dos bispos em 2018. Outra iniciativa recente foi a criação de perfis oficiais do Sínodo 2018 nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram – para envolver os jovens nesse caminho de preparação. 

Padre Anísio comenta que há uma Secretaria própria para cuidar desses preparativos e adianta que haverá outros encontros e que as Igrejas locais também são convidadas a refletir sobre isso. 

Confira também
.: Carta do Papa aos jovens por ocasião do Sínodo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo