Jovens respondem em massa ao site do Sínodo da Juventude

Mais de 65 mil questionários já foram completamente respondidos; Papa quer a participação da juventude na preparação do Sínodo

Da Redação, com Rádio Vaticano 

Visão parcial da página inicial do site do Sínodo dos Jovens; questionário pode ser respondido até 30 de novembro / Foto: Reprodução

O site do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens está tendo retorno. Mais de 65 mil questionários já foram completamente respondidos e 3 mil e-mails foram deixados por jovens que desejam ser informados a respeito; a maioria deixou uma reflexão, um pensamento, um agradecimento ou uma crítica.

Os dados foram informados pelo secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, que participou de um encontro no norte da Itália intitulado: “O Sínodo em caminho rumo ao Panamá 2019”.

Dom Lorenzo informou que o site já teve quase 300 mil contatos, da Nova Zelândia à Nigéria, da Venezuela ao Japão. Segundo ele, essa é uma etapa importante no caminho sinodal e os jovens têm o direito de palavra, sendo sua contribuição essencial para que as conclusões da Assembleia encontrem correspondência na realidade da Igreja e da sociedade.

Caso contrário, corre-se o risco, acrescentou Dom Lorenzo, de construir um castelo de ar que pode ficar desabitado, pois os jovens não reconheceriam sua estrutura e decoração”.

Acesse
.: Carta do Papa aos jovens por ocasião do Sínodo

Na segunda parte da conferência, foi projetado um vídeo no qual os jovens resumem suas reflexões e experiências, avançando ideias e propostas. Sucessivamente, o cardeal ressaltou a receptividade do questionário entre os jovens. “Avaliam a iniciativa como interessante, útil, genial… uma oportunidade”.

Dom Lorenzo destacou que os jovens gostaram do fato de ter sido usada a tecnologia nesse caminho de preparação; eles julgam que a Igreja pode se renovar relacionando-se com as novas mídias para evangelizar e levar ao mundo a mensagem da salvação. 

“Alguns acham que temas como alcoolismo e uso de drogas devem ser mais aprofundados, outros mencionam o risco de uniformização, a falta de autonomia pessoal, o papel da sexualidade e da afetividade na vida dos jovens e a dificuldade de interação da Igreja com as novas gerações. Todavia, o apreço pelo questionário foi fortemente preponderante”, concluiu.

A última fase de preparação para o Sínodo será a reunião pré-Sinodal do próximo mês de março, em Roma. Participarão jovens representantes das Conferências Episcopais, das Igrejas orientais, da Vida consagrada, jovens seminaristas, membros de associações e movimentos eclesiais, de outras Igrejas e outras religiões, do mundo da escola, universidade e cultura, do trabalho, esporte, artes e voluntariado. Também devem participar especialistas, educadores e formadores engajados na ajuda às novas gerações no discernimento de suas escolhas de vida.

O prazo para responder ao questionário online termina em 30 de novembro. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo