Audiência no Vaticano

JMJ e visitas do Papa terão apoio do governo, garante Zapatero

Bento XVI recebeu em audiência o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, na manhã desta quinta-feira, 10.

Com relação às visitas que Bento XVI fará a Santiago de Compostela e a Barcelona ainda neste ano, bem como a Madrid em 2011 para a Jornada Mundial da Juventude, Zapatero garantiu a ampla disponibilidade do Governo espanhol em colaborar na preparação e desenvolvimento desses eventos.

Embora seja a primeira vez que Zapatero visite o Papa no Vaticano, é a segunda ocasião em que se reúne com Bento XVI após o encontro que tiveram em Valencia (Espana) em 2006, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias. Esta é a segunda vez que matém um coloquio com um Papa no Palácio Apostólico, após o que manteve com João Paulo II em 21 de junho de 2004.

O diálogo entre ambos também contemplou pontos de vista sobre a Europa, a atual crise econômico-financeira e o papel da ética, os países da América Central e do Caribe, bem como de outras situações, em particular do Oriente Médio.

As relações bilaterais e temas de atualidade e interesse para a Igreja na Espanha, como a apresentação eventual de uma nova lei sobre a liberdade religiosa, a sacralidade da vida desde sua concepção e a importância da educação também foram pauta do encontro.

Posteriormente, Zapateto, acompanhado pelo Ministro de Assuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, encontrou-se com o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, a quem acompanhava o secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti.

Intercâmbio de presentes

Durante o encontro de pouco mais de 30 minutos, celebrado na biblioteca pessoal do Papa, ambos trocaram prsentes. Zapatero ofereceu ao Pontífice um livro intitulado História do Real Monastério de São Lorenzo do Escorial,  escrito por Antonio Rotorda e publicado em 1892. Bento XVI, por sua vez, lhe entregou um baixo-relevo em bronze de como era o Vaticano no século XVII e a medalha em ouro de seu pontificado.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo