Jornada Mundial da Juventude

JMJ 2011: lançado programa para preparação espiritual dos jovens

O comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 apresentou o plano pastoral da Arquidiocese de Madri para os jovens prepararem-se espiritualmente para o evento.

O responsável pela preparação pastoral da JMJ, padre Ángel Matesanz, destacou que o objetivo do plano é "fortalecer nossa adesão a Jesus Cristo e nosso compromisso no anúncio do Evangelho”. Também ressaltou a importância da oração em um âmbito missionário: "Temos que nos deixar seduzir por Jesus Cristo e converter-nos em seus colaboradores”.

Acesse
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011

Já o secretário-geral da JMJ e responsável pela pastoral juvenil de Madri, Gregorio Roldán, mencionou que "este ano os objetivos do plano pastoral tem uma maior projeção na acolhida dos jovens de todo o mundo durante a JMJ: os protagonistas principais são os jovens". O encontro de agosto do próximo ano, além disso, permitirá “um impulso para a evangelização da sociedade, será um testemunho, em uma sociedade desestruturada, de um povo que se articula em torno de Jesus Cristo".

Conheça a história das JMJ

Linhas de ação

As linhas de ação resumem-se em três áreas principais: crescer no conhecimento de Jesus Cristo, fomentar a oração e a participação nos sacramentos, testemunhar a fé mediante a palavra e a ação. O plano da diocese consta de materiais que são entregues trimestralmente, bem como de guias pedagógicos e metodológicos, além de pautas para seguir o plano.

O plano inspira-se no tema da próxima JMJ: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", da Carta de São Paulo aos cristãos de Colossos. A frase do apóstolo foi detalhada pelo Papa em sua recente Mensagem para a JMJ 2011, que serve como referência para a preparação espiritual do acontecimento em todo o mundo.

O Santo Padre destaca que “a qualidade de nosso encontro dependerá, sobretudo, da preparação espiritual, da oração, da escuta da Palavra de Deus e do apoio recíproco". Mais adiante, anima os jovens a um compromisso pessoal: "Iniciai e cultivai um diálogo pessoal com Jesus Cristo […],falai com Ele na oração, confiai n'Ele. Nunca vos trairá".

.: Veja + fotos da preparação para a JMJ 2011 no Flickr

Assista ao vídeo oficial da JMJ 2011

Preparativos

A Jornada Mundial da Juventude de Madri começou seus preparativos em 2008, logo após encerrada a precedente em Sidney (Austrália). Após o anúncio de que Madri acolheria a próxima Jornada, o Arcebispo Cardeal Antonio María Rouco Varela pediu que as congregações de vida contemplativa começassem a rezar pela preparação e pelos frutos da JMJ. As bases da Jornada de Madri assentam-se na oração. Gregorio Roldán apoiou-se neste ponto ao destacar que "os religiosos são a alma da JMJ”.

O plano pastoral incide de maneira especial na preparação pessoal mediante a atenção especial a uma melhor oração e no conhecimento de Jesus Cristo, a prática habitual dos sacramentos da Eucaristia e da Penitência. A preparação em comunidade ressalta a oração em família, a participação na vida paroquial e no anúncio da JMJ entre amigos e conhecidos, bem como fomentar a Confirmação [Crisma] entre os jovens que não a tenham recebido.

Todos os fiéis estão chamados a participar na organização do acontecimento. O Cardeal Rouco apelava em sua carta pastoral de junho passado à generosidade das famílias para acolher os jovens de todo o mundo em suas casas, já que "receberão um bonito testemunho de fé ao participar na oração das famílias que lhes acolhem e lhes convidam a participar da oração comum".

Outro dos instrumentos pastorais da JMJ é a peregrinação da Cruz dos jovens, que está percorrendo o território espanhol desde o ano passado. Durante seu trajeto, a Cruz visitou inumeráveis colégios, paróquias, cárceres e centros assistenciais. Um dos símbolos da Jornada faz-se presente na rua como preparação deste acontecimento, como é tradicional em todas as JMJ.

O plano foi apresentado nesta segunda-feira, 13, durante uma coletiva de imprensa.

Veja também
.: ASSISTA à nova campanha da JMJ 2011 – "Um ano passa voando"
.: Site oficial da JMJ 2011

Leia mais

.: Papa incentiva jovens a dialogar com Cristo: "Falai com Ele"
.: JMJ 2011 lança nova campanha em vídeo
.: Jornada Mundial da Juventude: falta 1 ano para encontro em Madri
.: Papa explica significado da Jornada Mundial da Juventude
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: inscrições estão abertas
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: assista vídeo de apresentação
.: JMJ e visitas do Papa terão apoio do governo, garante Zapatero
.: Comissão vaticana aprova hino da JMJ 2011
.: Papa recebe boné comemorativo à JMJ 2011
.: Assista: Encontro do Papa com jovens na Praça de São Pedro
.: "Somos chamados à eternidade", recorda Papa aos jovens
.: Próxima Jornada Mundial da Juventude pode ser no Brasil, diz bispo

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo