Medida preventiva

Itália restringe movimentação em todo o país por coronavírus

Primeiro-ministro da Itália restringe deslocamentos no país para conter coronavírus

Da redação, com Ansa

Premier italiano proibiu toda a circulação de pessoas pelo país / Foto: REUTERS – Guglielmo Mangiapane

Nesta terça-feira, 10, entra em vigor, na Itália, o novo decreto com restrições para conter o surto de coronavírus, anunciado ontem pelo primeiro-ministro do país, Giuseppe Conte. 

O premier italiano proibiu toda a circulação de pessoas pelo território, além de reuniões públicas e atividades esportivas, incluindo partidas de futebol. Toda a Liga de calcio italiano terão os jogos suspensos. Conte também pediu para todos os italianos permanecerem em suas casas e só saírem em caso de emergência ou para trabalhar. As escolas e universidades do país vão permanecer fechadas até pelo menos 3 de abril.

“Adotamos uma nova decisão como governo. Estamos bem conscientes de como é difícil mudar todos os nossos hábitos. Entendo que famílias e jovens têm hábitos que razoavelmente ao longo do tempo, em relação às nossas recomendações podem ser alteradas, mas não há tempo”, explicou. Segundo o premier italiano, há um crescimento importante das infecções e das pessoas mortas. De acordo com novo balanço, 463 pessoas morreram e mais de 9 mil estão infectados.

“Nossos hábitos devem ser mudados agora. Todos devemos desistir de algo para o bem da Itália. Devemos fazê-lo imediatamente e só teremos sucesso se todos trabalharemos juntos e nos adaptaremos a esses padrões mais rígidos”, acrescentou Conte.

As medidas fazem parte de um novo decreto, após o assinado pelo político no último final de semana, e vão entrar e vigor a partir desta terça-feira, 9. Com a decisão, toda a Itália ficará em quarentena. “Decidi, com os outros membros do governo, tomar medidas ainda mais fortes e reforça-lo para conter o avanço do coronavírus e proteger a saúde dos cidadãos”, informou o premier.

Desde o início desta segunda-feira, a polícia já havia começado a fazer controles em aeroportos, estações de trem e rodovias, inclusive um casal de Parma foi denunciado por tentar embarcar para férias em Madri, na Espanha. As restrições, no entanto, estavam sendo aplicadas, majoritariamente, a regiões do norte do país, onde mais de 16 milhões de pessoas ficaram isoladas na área considerada “zona vermelha”.

Missas suspensas

A Conferência Episcopal Italiana (CEI) decidiu suspender, em nível preventivo e nacional, todas as Missas no país, casamentos e funerais, até 3 de abril.

Em solidariedade a todos os que estão em quarentena ou não podem se locomover, o Vaticano anunciou que as Missas matutinas com o Papa Francisco serão transmitidas online. Nesta segunda-feira, 9, foi realizada a primeira transmissão.

Nesta quarta-feira, 11, o Papa fará a sua Catequese sozinho na Biblioteca apostólica como fez no último domingo durante o Angelus. A medida é para evitar aglomerações na praça São Pedro. Também os museus vaticanos foram fechados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo