Índia

Inundações deixam mortos após rompimento de geleira no Himalaia

Parte de geleira, que rompeu no Himalaia, atingiu represa

Da redação, com Reuters

Equipes de resgate procuraram desaparecidos na Índia./ Foto: Reprodução Reuters

As equipes de resgate procuraram mais de 200 pessoas desaparecidas na Índia nesta segunda-feira, 8. Algumas estão presas em um túnel, depois que parte de uma geleira no Himalaia se rompeu. O rompimento lançou uma avalanche até uma represa. 

A avalanche aconteceu neste domingo, 7, abaixo de Nanda Devi, o segundo pico mais alto da Índia. Atingiu a hidrelétrica Rishiganga. Dezoito corpos já foram recuperados nas encostas das montanhas, disseram as autoridades.

A maioria dos desaparecidos são pessoas que trabalham nos dois projetos, parte dos muitos que o governo está construindo nas montanhas do estado de Uttarakhand como um esforço de desenvolvimento.

Não ficou claro o que causou o estouro da geleira no Himalaia. Especialistas disseram que nevou forte na semana passada na área de Nanda Devi e é possível que parte da neve tenha começado a derreter e possa ter causado uma avalanche.

Os esquadrões de resgate estavam concentrados em perfurar seu caminho através de um túnel de 2,5 km (1,5 milhas) de comprimento no local do projeto hidrelétrico Tapovan Vishnugad que a NTPC estava construindo 5 km (3 milhas) rio abaixo, onde cerca de 30 trabalhadores estavam presos.

Ainda não houve contato de voz com ninguém no túnel. Equipamentos pesados ​​foram empregados e uma equipe de cães foi enviada ao local para localizar sobreviventes. Ontem, 12 pessoas já haviam sido resgatadas de outro túnel menor.

Uttarakhand está sujeita a inundações repentinas e deslizamentos de terra e o desastre levou a pedidos de grupos ambientais para uma revisão dos projetos de energia nas montanhas ecologicamente sensíveis. Em junho de 2013, chuvas de monções recordes causaram inundações que tiveram como consequência a morte de cerca de 6 mil pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo