Bangladesh

Inundações: Cáritas pede ação global contra mudanças climáticas

Inundações em Bangladesh tiveram início no mês de julho e atingiram 12 mil pessoas

Da redação, com Vatican News

Inundações em Bangladesh atingiram 12 mil pessoas./ Foto: OMAR’S FILM SCHOOL via REUTERS

Diante das dramáticas inundações que, desde o final de julho, castigam Bangladesh, a Cáritas Internacional divulgou uma mensagem onde alerta que “para enfrentar os cataclismos ligados às mudanças climáticas, o mundo precisa de ações fortes, globais e ambiciosas. Chegou a hora de agir, por parte de todos os países, aumentando a ambição climática, construindo a resiliência e diminuindo as “emissões de gases do efeito estufa”.

“As inundações em Bangladesh, as mais graves dos últimos dez anos – observa a Cáritas – atingiram, em particular, cerca de 400 aldeias em Cox’s Bazar, onde vivem mais de 800 mil refugiados Rohingya. Pelo menos 12 mil pessoas foram atingidas e cerca de 2.500 abrigos destruídos. As casas foram danificadas, os terrenos agrícolas e as fontes devastadas e cerca de 300 mil pessoas não têm comida nem água potável”.

Diante desta difícil situação, a chuva não dá trégua, dificultando o acesso a muitas áreas e a distribuição de ajudas. Além disso, o risco de deslizamentos é alto, pois muitas casas são construídas em colinas e em solos arenosos que, com a chuva torrencial, tornam-se muito friáveis.

Leia também
.: Emergência climática: “o tempo está se esgotando!”, adverte Papa
.: Mudanças climáticas: Papa pede resposta eficaz diante de ameaças a rios
.: Crise ambiental está levando o mundo ao desastre, afirma Papa

“Uma catástrofe deste tipo, durante o período das chuvas – afirma a Cáritas –, precisa, com urgência, de um planejamento a longo prazo para a crise dos refugiados de Rohingya, quase esquecidos. O governo bengalês está tentando encontrar uma solução, mas conta com a assistência política e econômica estrangeira, urgente e necessária.”

Por sua vez, a Caritas Bangladesh, que faz parte da rede global da Cáritas Internacional, trabalha, desde o início, prestando “auxílios de emergência às famílias que perderam as suas casas, bem como os abrigos para pessoas com necessidades especiais, como gestantes, idosos e crianças”. A Cáritas local também está oferecendo apoio psicossocial e artigos de higiene.

Por fim, não deve ser esquecido que, além das inundações, Bangladesh conta com 1,34 milhão de contagiados pela covid-19 e mais de 22 mil vítimas, situação agravada pela variante Delta, presente sobretudo na Ásia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo