Telefonema

Incêndio na Notre Dame: Trump expressa solidariedade ao Papa

Solidariedade do presidente americano ao Pontífice depois do incêndio da Catedral de Notre Dame, em Paris, chegou na tarde desta quarta-feira, 17

Da redação, com Vatican News

Catedral de Notre Dame nesta terça-feira, 16, após o incêndio que atingiu a igreja ontem / REUTERS/Benoit Tessier

O Papa Francisco recebeu um telefonema na tarde desta quarta-feira, 17, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao se referir à devastação da Catedral de Notre Dame, em Paris, Trump expressou ao Pontífice a sua solidariedade, em nome do povo americano. O telefonema foi confirmado através de um tweet do diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti.

Na parte da manhã, durante a Audiência Geral na Praça São Pedro, o Papa Francisco saudou os peregrinos franceses e disse estar muito abalado pelo incêndio na Catedral de Paris. O Pontífice também agradeceu o trabalho realizado pelos bombeiros, em nome de toda a Igreja, e desejou “coralidade” na reconstrução do templo.

A reconstrução

Até agora, quase 1 bilhão de euros foram recolhidos para a reconstrução da Catedral de Paris. Um plano de emergência salvou a maior parte dos tesouros da Notre Dame: cerca de 90% das relíquias e obras de arte foram salvas do incêndio devastador da última segunda-feira, 15, já que os planos de emergência funcionaram.

Leia mais
.: Catedral de Notre Dame: Santa Sé emite nota de pesar pelo incêndio
.: Padre na França comenta incêndio na Catedral de Notre Dame

O plano de emergência incluiu, por exemplo, ordenar os objetos por prioridades para remoção. São mais de mil os tesouros da Notre Dame, entre metais preciosos, trajes religiosos e pinturas. De fato, autoridades disseram que funcionários de emergência formaram uma cadeia humana para retirar os itens do caminho do fogo durante o incêndio.

Missa de Páscoa em Paris

Exatamente às 18h50 (horário italiano) desta quarta-feira, 17, momento do início do incêndio da catedral na segunda-feira, os sinos de todas as catedrais da França foram tocados. A missa de Páscoa, que deveria ser celebrada na Notre Dame, foi transferida para a Igreja de Santo Eustáquio, com início às 11h de domingo, 21.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo