TRAGÉDIA

Incêndio destrói casas de milhares em campo de refugiados em Rohingya

De acordo com a ONU, cerca de 3500 pessoas tiveram seus lares destruídos pelo fogo durante a madrugada desta quinta-feira, 14

Da redação, com Reuters

Incêndio em campos de refugiados de Rohingya no sul de Bangladesh, deixou 3.500 pessoas sem casa / Foto: Reprodução Reuters

Um grande incêndio varreu os campos de refugiados de Rohingya no sul de Bangladesh na madrugada desta quinta-feira, 14, de acordo com a Organização das Nações Unidas, destruindo casas de milhares de pessoas.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) disse que mais de 550 abrigos para pouco mais de 3.500 pessoas foram total ou parcialmente destruídos no incêndio, bem como 150 lojas e uma instalação pertencente a uma organização sem fins lucrativos. Nenhuma vítima foi relatada pelas autoridades.

Fotografias e vídeos enviados à Reuters por um refugiado Rohingya, no campo de Nayapara, mostraram famílias, incluindo crianças, vasculhando os destroços carbonizados para tentar salvar algo de suas casas ainda em chamas. Mas pouco restou do acampamento, que existiu por décadas, além de postes de concreto e as cascas de algumas árvores.

O ACNUR informou que está fornecendo abrigo, materiais, roupas de inverno, refeições quentes e cuidados médicos para os refugiados deslocados do campo no distrito de Cox’s Bazar, um pedaço de terra na fronteira com Mianmar, no sudeste de Bangladesh.

Mais de um milhão de Rohingya vivem nos campos continentais no sul de Bangladesh, a grande maioria tendo fugido de Mianmar em 2017 de uma repressão liderada por militares que investigadores da ONU disseram ter sido executada com “intenção genocida”, acusações que Mianmar nega.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo