Fotógrafo brasileiro

Imagens da Amazônia são projetadas na Basílica de Assis

Imagens do fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, dedicadas à Amazônia, foram projetadas na fachada da Basílica Superior de Assis, neste domingo

Da redação, com Vatican Media

Neste domingo, 22, foram projetadas, na fachada da Basílica superior de São Francisco de Assis, imagens do novo projeto do fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, dedicado à Amazônia.

O evento inédito conclui a série de iniciativas no “Pátio de Francisco” as quais se realizam há três dias, na presença do Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.

Sebastião Salgado apresenta, assim, pela primeira vez na história, imagens da Amazônia, dos seus povos e comunidades, na cidade do Pobrezinho de Assis, autor do Cântico das Criaturas e grande defensor da nossa Casa Comum.

As fotos da Amazônia representam um diálogo com imagens e palavras, entre o fotógrafo brasileiro e o Cardeal Gianfranco Ravasi, no “Pátio de Francisco”.

Temas do evento

“Encontro entre comunidades, povos, nações” é o título desta 5ª edição do evento o qual se realiza na cidade de Assis, de 19 a 22 de setembro, esse contou com a participação de representantes da sociedade civil e religiosa, do mundo artístico e da mídia.

Os participantes debateram, nestes dias, temas sobre economia, comunicação, meio ambiente e diálogo entre as diferentes culturas do mundo.

O evento contou, nestes dias, com a participação de mais de 70 conferencistas famosos da sociedade italiana e estrangeira, que debateram variadas temáticas, como imigração e mobilidade, economia global, Habitat.

Pátio de Francisco

As fotos de Sebastião Salgado sobre a realidade amazônica são projetadas em Assis às vésperas do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que se realizará no Vaticano no próximo mês de outubro. O “Pátio de Francisco” representa um diálogo autêntico entre “comunidades, povos, nações”, – declarou o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

De fato, o encerramento das atividades do “Pátio de Francisco”, na noite deste domingo, 22, é confiado às palavras do Cardeal Ravasi e às fotos Sebastião Salgado, projetadas na fachada da Basílica Superior de São Francisco.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o Cardeal Gianfranco Ravasi falou sobre o fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado:

Ravasi: “É uma figura imponente. Com as suas imagens faz operações socioculturais; ama muito a pessoa humana, principalmente quando é ferida, violentada, humilhada. Ele quase quer fazer brilhar a sua dignidade, quando escava uma mina, quando é submetida à brutalidade dos fazendeiros, que a elimina do seu território por interesses econômicos. A dignidade destas figuras é sempre exaltada nas imagens de Sebastião Salgado. Em suas fotos ele destaca a componente artística e o testemunho eclesial, que o Papa Francisco também recorda, sem cessar, em relação aos humilhados e ofendidos pela história. Neste encontro de Assis, o fotógrafo fala, com as suas imagens, sobre a ecologia integral, citada pelo Papa na “Laudato Si”. O fato da sua produção fotográfica ser projetada na fachada da Basílica de Assis não é um mero acaso ou um elemento apenas exterior, mas uma reinterpretação real do Cântico das Criaturas de São Francisco, apresentada de modo visual e atualizado”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo