imagem de Fátima vai para Ucrânia

Imagem peregrina de Fátima é enviada para a Ucrânia como sinal de paz

Portugal envia imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima para Ucrânia como mensageira de paz

Da Redação, com Santuário de Fátima

Foi realizada na Capelinha das Aparições, em Fátima, uma celebração de envio da imagem peregrina de Nossa Senhora que segue para a Ucrânia. A iniciativa partiu de um pedido do arcebispo metropolita greco-católico de Lviv, Ihor Vozniak.

A imagem que parte de Lisboa para Varsóvia, na Polônia, permanecerá durante um mês na Ucrânia e será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv.

Na celebração de envio, o padre Joaquim Ganhão, diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, em Portugal, lembrou que o convite neste tempo quaresmal nos acompanha e provoca todos os dias para buscar conversão e mudança de mentalidade, para o capelão devemos aprender essa arte de amar, que se encontra em Deus. 

“À guerra não se responde com a guerra, ao mal não se responde com o mal, ao ódio não se responde com ódio, e por isso o Senhor hoje clama aos nossos corações, sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”.

O padre Joaquim Ganhão considerou ainda que não há outro caminho, se não o caminho do exagerado amor até ao fim. 

“É preciso abrir as portas, e reconhecer que o outro não é nosso inimigo, não é nosso rival, é nosso irmão, com quem temos de construir a história, construir a paz, e é um trabalho exigente”.

Direto da Cova da Iria, o padre rezou confiando à Mãe de Misericórdia e Rainha da Paz, os irmãos que mais sofrem, pedindo pelo fim da guerra na Ucrânia e em todos os lugares. 

Paz para Ucrânia

Desde o dia 21 de fevereiro, todos os dias os fiéis rezam direto de Fátima pedindo paz para a Ucrânia. A iniciativa foi um pedido do cardeal D. António Marto, e respondendo ao apelo do cardeal, se estabeleceu uma corrente de oração a partir do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, pedindo o regresso da paz para o país que vive momentos de grande sofrimento. Além de se rezar o terço, cumprindo esse apelo de Nossa Senhora do Rosário aos três pastorinhos para que rezassem o terço todos os dias em ordem à paz, eles também fazem uma prece diária na oração dos fiéis em todas as missas do programa oficial do Santuário em Fátima.

A imagem

A Imagem nº 13 é uma réplica da Imagem nº 1, desenhada e concebida de acordo com instruções da Serva de Deus, Irmã Lúcia de Jesus, e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947.

“A Virgem Peregrina  vai ao encontro das comunidades fazendo um eco da Mensagem que aqui nos deixou Nossa Senhora, desde a primeira hora e, neste momento presente, é sem dúvida uma viagem muito importante, como mensageira da Paz, como mãe que convida os filhos à paz”.

Desde 1947, as imagens da Virgem Peregrina de Fátima percorrem o mundo inteiro levando consigo uma mensagem de paz e amor. Ao todo são treze as imagens da Virgem Peregrina sendo que a Imagem nº 1 está entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, desde 2003, tendo saído apenas em situações absolutamente excepcionais, a última das quais ao Panamá, em janeiro de 2019, para na presença do Papa Francisco, participar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá.

Desde a primeira saída até hoje, qualquer que seja a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, chegam ao Santuário de todos os lados relatos extraordinários, de multidões que acorrem à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações, de um grande número de penitentes que se abeiram do sacramento da reconciliação, da afluência de todo o género de pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos, de diferentes contextos sociais e mesmo confissões religiosas diversas; muitos relatos de significativos frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo