Na Europa

Igrejas promovem semana de oração pela unidade dos cristãos

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) lança um apelo a fim de que todas as 115 Igrejas que aderem à Conferência das Igrejas Europeias se unam à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que, como todos os anos, se realiza de 18 a 25 de janeiro.

Vale lembrar que esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada pela Igreja no Brasil entre as solenidades da Ascensão do Senhor e Pentecostes, portanto, este ano, entre os dias 1º e 8 de junho.

Lançado num comunicado, o apelo do Conselho Mundial de Igrejas propõe, nesse sentido, uma declaração de seu secretário-geral Guy Liagre. "Rezar juntos pela unidade da Igreja é o modo mais forte que as nossas Igrejas-membro têm para mostrar seu espírito ecumênico. Eis o motivo porque as convidamos a participar da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos."

"Cristo não pode estar dividido!": essa afirmação, extraída da I Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios (1, 13), foi escolhida este ano como tema de meditação e reflexão para a Semana de oração.

O texto de preparação para esta Semana – conjuntamente publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Ecumênico de Igrejas através da sua Comissão fé e constituição – foi redigido por um grupo de representantes de várias regiões do Canadá.

"Consideramos a afirmação categórica de Paulo 'Cristo não pode estar dividido!' um premente convite à oração e a um exame de consciência como cristãos individualmente considerados e em comunidade", diz o comunicado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo