24 de julho

Igreja motiva fiéis para celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais são chamadas a celebrar este dia especial, cujo tema é “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15)

Da Redação, com Dicastério para os Leigos a Família e a Vida

Foto: Jana Sabeth via Unsplash

A Igreja mobiliza os fiéis para a celebrar a segunda edição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, em 24 de julho. Todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais são chamadas a celebrar este dia especial, cujo tema, indicado pelo Papa Francisco, é “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). Desta forma, como sugere na mensagem preparada para a ocasião, Francisco deseja oferecer aos idosos um projeto existencial: ser “artífices da revolução da ternura”.

Leia também
.: Papa aos idosos: redescobrir a oração e dar testemunho da sua força

Todas as dioceses do mundo são convidadas a celebrar o Dia Mundial com uma liturgia dedicada aos idosos. Na basílica de São Pedro, o Cardeal Angelo De Donatis presidirá a celebração eucarística, por delegação do Santo Padre, no domingo 24, às 10h.

O órgão vaticano para os Leigos, a Família e a Vida sugeriu duas maneiras principais de celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: celebrando uma Missa ou visitando os idosos sozinhos. O dicastério forneceu às dioceses uma série de materiais e sugestões pastorais e litúrgicas, disponíveis em seu site. Entre as recomendações, vale a pena destacar a de visitar ou acompanhar os idosos sozinhos. A Igreja concede uma indulgência plenária para este ato, para aqueles que o realizarem perto do dia 24 de julho. Neste sentido, o Santo Padre afirma na sua mensagem que “a visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo”.

Importância dos idosos

“Com o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Santo Padre nos convida a tomar consciência da importância dos idosos na vida da sociedade e das nossas comunidades e a fazê-lo, não de modo pontual, mas estrutural; o Dia dos Idosos ajuda, assim, a laçar as bases de uma pastoral ordinária desta fase da vida”, observa o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell.

Em 2021, o Papa Francisco estabeleceu que este Dia Mundial seria celebrado todos os anos, no quarto domingo de julho, em proximidade da festa de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus. Este ano, será em 24 de julho. No mesmo dia em que o Papa iniciará uma viagem apostólica ao Canadá, durante a qual está prevista uma visita ao Santuário de Sant’Ana e um encontro com jovens e idosos numa escola primária de Iqaluit.

O cuidado dos idosos e o diálogo entre eles e as novas gerações é uma preocupação constante do Santo Padre, que dedicou boa parte das audiências deste ano às catequeses sobre a velhice. Além disso, a intenção de oração que Francisco confiou a toda a Igreja através da Rede Mundial de Oração do Papa para este mês de julho é precisamente pelos idosos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo