Até 2022

Igreja estende celebração dos 500 anos de presença cristã nas Filipinas

Pandemia da covid-19 foi o principal motivo para que a Conferência Episcopal das Filipinas estendesse as comemorações até 2022

Da redação, com CNA 

Igreja Católica fechada nas Filipinas, no início da pandemia da covid-19 /Foto: Eloisa Lopez – Reuters

Devido ao aumento dos casos de infectados pela covid-19, o presidente da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP) e bispo da Diocese de Calookan, Dom Pablo Virgilio David, anunciou que será estendido para 2022 a celebração dos 500 anos de presença cristã no país. A Igreja nas Filipinas se preparou durante nove anos para comemorar os 500 anos de presença cristã no país, cuja atividade culminante foi marcada para abril de 2021. No entanto, a crise alavancada pelos problemas de saúde causados ​​pela pandemia levaram a CBCP a estender o fechamento deste evento histórico até abril de 2022.

“Devido à crise provocada pela pandemia COVID-19, foi necessário mudar o programa da nossa celebração dos 500 anos de cristianismo. Portanto, agora será uma comemoração de um ano inteiro até 2022 ”, disse Dom David em nota da CBCP. Os bispos das Filipinas concordaram que a nova data para o evento principal fosse o domingo, 17 de abril, na Páscoa, para comemorar a primeira missa do domingo de Páscoa no território.

De acordo com a Comissão Histórica Nacional das Filipinas, a primeira eucaristia foi celebrada em 31 de março de 1521 na Ilha de Limasawa, no sul de Leyte. A Diocese de Maasin será a responsável pela comemoração do aniversário deste importante evento em 2021. Da mesma forma, a CBCP lembrou que no dia 14 de abril de 2021 será comemorada a celebração do primeiro batismo nas Filipinas e que o evento será dirigido pela Arquidiocese de Cebu.

Além disso, os bispos mudaram para abril de 2022 outras datas importantes, como o Congresso Missionário Internacional (IMC) e o Segundo Congresso Missionário Nacional. Além disso, o bispo David anunciou que o Retiro Nacional para o Clero, programado de 4 a 6 de agosto de 2021, será cancelado e que serão organizadas conferências sobre a história da Igreja nas Filipinas. “Cada Comissão (da CBCP) também terá ajustes em seus planos por conta da crise que estamos passando”, concluiu.

O bispo auxiliar de Manila e Administrador Apostólico da Arquidiocese de Manila, Dom Broderick Pabillo, destacou que as Filipinas são “o terceiro país com maior população católica do mundo” e que a celebração do quinquênio não consiste apenas em olhar para trás mas também para o futuro.

Os filipinos “foram verdadeiramente dotados da fé cristã” e isso requer a responsabilidade e a missão de transmitir este dom e “compartilhar este dom” às gerações futuras, não apenas nas Filipinas, mas também em todo o mundo, especialmente nos países vizinhos de Ásia. O nome do evento vem do Evangelho de Mateus: “Recebeste de graça; dê de graça ”, e o logotipo foi feito com base em uma pintura do artista local Fernando Amorsolo intitulada “O Primeiro Batismo nas Filipinas ”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo