Ajuda financeira

Igreja de Bolonha cria fundo de 1 milhão de euros para ajudar desempregados

Fundo São Petrônio será administrado pela Caritas local para ajudar, durante três meses, as pessoas que perderam seu emprego devido ao Covid-19

Da redação, com VaticanNews

As pessoas que perderam o emprego ou se viram em dificuldades financeiras por causa da emergência do coronavírus na cidade de Bolonha, na Itália, serão beneficiadas pelo fundo de 1 milhão de euros instituído pela arquidiocese local. O arcebispo, Dom Matteo Zuppi, tomou a iniciativa para reproduzir o que fez o cardeal Carlo Caffara em 2008: diante da crise econômica daqueles anos, o prelado deu suporte às famílias em dificuldade por meio da iniciativa que depois se transformou no “Fundo 5 Pães e 2 Peixes”.

Fundo São Petrônio

O Fundo São Petrônio, nome dado em referência ao oitavo bispo da cidade e venerado como padroeiro de Bolonha, será administrado pela Caritas diocesana. Os recursos no montante de 1 milhão de euros são provenientes dos dividendos da FAAC, uma empresa italiana especializada na automação de portões, portas e controle de acessos de estacionamentos, através da qual o presidente – falecido em 2012 – destinou a quota de 66% do empreendimento à Arquidiocese de Bolonha.

Para poder se beneficiar do fundo, é necessário consultar os requisitos na página da Caritas, onde também está disponível o módulo para solicitar o pedido. A solicitação, então, será encaminhada ao pároco da paróquia de residência do requerente para que seja efetuado um controle sobre os dados fornecidos que serão, inclusive, cruzados com os dados presentes nos serviços públicos e junto a outras entidades nacionais. Isso para que, no caso de quem já usufruir de outras medidas de ajuda, a contribuição econômica do fundo poderá ser revista.

O subsídio será assim dividido: 400 euros para cada pessoa, 500 euros para casais, 600 euros para casais com 1 filho, 700 euros para casais com 2 filhos, 800 euros para casais com 3 filhos. A ajuda será repassada por um período de três meses e disponibilizada já a partir do mês de maio.

Aqueles que quiserem contribuir com o Fundo São Petrônio podem fazer doações através dos seguintes dados:

Fondo San Petronio
c/c IT 09 V 05387 02401 000001449308
Arquidiocese de Bolonha 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo