Na Filadélfia

Ícone do Encontro Mundial das Famílias é apresentado nos EUA

“Estou esperançoso de que esta oração e esta imagem podem ajudar para que todos nó”, diz bispo sobre ícone

Gaudium Press

Representando a Sagrada Família de Nazaré, junto ícone_familiacom os avós de Jesus, no último domingo, 7, foi apresentado pelo Arcebispo de Filadélfia, Dom Charles Chaput, o ícone oficial do Encontro Mundial das Famílias, evento que se realizará entre os dias 22 e 27 de setembro de 2015 na Filadélfia (Estados Unidos). O lema do encontro será “O amor é nossa Missão: a família plenamente viva”. Junto ao ícone, o Arcebispo também deu a conhecer a oração oficial do encontro.

“Com seu enfoque em enriquecer e revigorar a vida espiritual das famílias -tanto católicas como não católicas por igual-, estou esperançoso de que esta oração e esta imagem podem ajudar para que todos nós examinemos nossos pensamentos e corações, e aprofundemos nossas relações com Deus e nossas famílias em formas significativas”, disse Dom Chaput durante a homilia da Missa que presidiu no último domingo na Basílica Catedral de São Pedro e São Paulo, onde permanecerá o ícone.

A imagem, de 1,2 metros de largura por 1,5 metros de altura, é obra de Neilson Carlin, procedente de Kennet Square, PA, a Arquidiocese de Filadélfia lhe encarregou de realizar o quadro para o Encontro Mundial. O artista deu um particular protagonismo aos avós de Jesus, os Santos Joaquim e Ana, ao incluir uma cena deles em sua obra.

“Me sinto muito honrado pela oportunidade de utilizar meus talentos para servir a Igreja, meus companheiros católicos e este evento mundial (…) Inspirado no tema ‘O amor é nossa missão’, é minha sincera esperança que esta imagem seja fonte de oração e contemplação que cative a pessoas de todos os credos, e em última instância os faça sentir mais próximas e conectadas com suas próprias famílias”, expressou Carlin.

Por sua vez, a oração final do evento é um convite a colocar a confiança em Deus e a pedir a Ele para que ajude as famílias do mundo a viver em fidelidade com o Evangelho. A oração, com a qual se busca também preparar este acontecimento, está disponível em 18 idiomas -entre eles o polonês, o ltuano, o criolo haitiano, o swahili, o tángalo, o urdu, etc- na página web do Encontro Mundial das Famílias. Também está incluído um vídeo com a oração em língua de sinais para as pessoas com deficiência auditiva.

Tanto o ícone como a oração serão apresentados ao Pontifício Conselho da Família e ao Santo Padre na próxima visita que realizar o Arcebispo de Filadélfia a Roma.

O Encontro Mundial das Famílias é uma iniciativa que promove a cada três anos o Conselho Pontifício para a Família, sendo a maior reunião católica de todo o mundo, com o objetivo de fortalecer os vínculos sagrados das famílias em torno de um tema específico.

O grande promotor deste evento foi São João Paulo II que incentivou o primeiro encontro que se celebrou em Roma em 1994, quando ocorria o Ano Internacional da Família. Desde então, e a cada três anos, as famílias estão convidadas a compartilhar seus pensamentos, dialogar, orar e trabalhar juntos para crescer na vida familiar e a luz dos ensinamentos do Evangelho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo