Covid-19

Hospital na Libéria agradece ao Papa por doação de equipamentos 

“Um presente importante e oportuno”, afirmou o diretor do hospital na Libéria que recebeu equipamentos para pacientes de covid-19

Da redação, com Fides

Hospital na Libéria agradece ao Papa por doação de equipamentos /Foto: Mat Napo via Unsplash

“Os suprimentos médicos doados pelo Papa Francisco foram muito importantes para o hospital e oportunos. Seu exemplo não é apenas de palavras, mas de ações que devem ser imitadas por outros líderes”, afirmou à Fides o Irmão Peter Lansana Dawoh. O religioso é Diretor do Saint Joseph Hospital, uma entidade católica de Monróvia, na Libéria, que no dia 25 de agosto recebeu por Sua Excelência Mons. Dagoberto Campos Salas, Núncio Apostólico no país, uma série de equipamentos médicos para tratar portadores de covid-19. 

Leia também
.: Papa Francisco doa respiradores e máscaras para a Colômbia
.: Papa doa 35 respiradores diante da emergência de covid-19

À Fides, o diretor do hospital concedeu uma entrevista: 

Quantos casos de COVID-19 a Libéria teve até agora?

Na Libéria, de 3 de janeiro de 2020 a 17 de setembro de 2021, houve 5.904 casos confirmados de covid-19 com 283 mortes notificadas à Organização Mundial de Saúde. Em 3 de setembro de 2021, um total de 113.680 doses de vacina foram administradas.

Como as autoridades e a Igreja Católica administraram a pandemia na Libéria?

O governo da Libéria, por meio do Ministério da Saúde, declarou “Estado de Emergência” para controlar a disseminação da doença e também deu início a um treinamento vigoroso de profissionais de saúde em prevenção de infecções e controle do vírus. 

Exigiram que todos os cidadãos cumprissem as medidas de segurança sanitária que foram postas em prática; higiene regular das mãos; distanciamento social; uso obrigatório de máscara facial em todos os momentos durante reuniões públicas; fechamento de igrejas, clubes e outras áreas sociais até que reuniões de até 20 pessoas tenham sido permitidas recentemente;  fechamento de escolas até a reversão do uso obrigatório de máscara facial e higienização regular das mãos.

Quanto à Igreja Católica, tem administrado a situação com as seguintes medidas: Capacitação de seus hospitais e clínicas por meio de treinamentos e educação sanitária regular para prevenir a propagação do vírus; colaboração com governo e autoridades para implementar medidas de segurança; programas de educação para a saúde nas comunidades e por meio de programas de entrevistas no rádio; fornecimento de materiais de prevenção e controle de infecções (IPC) para o trabalho.

Qual é a situação em seu hospital?

Todos os funcionários que trabalham no hospital devem usar máscara facial em todos os momentos e também praticar a higiene das mãos regularmente.

O risco de infecção no hospital foi reduzido. A maioria dos casos confirmados atendidos no hospital estão a ser tratados pelos médicos e enfermeiras do hospital até novo aviso da Equipe Distrital de Saúde quanto à disponibilidade de espaço para serem transferidos para a Unidade de Tratamento de covid-19.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo