Conselho de Segurança da ONU

Guterres defende garantia de direitos humanos no Afeganistão

Antonio Guterres quer que o Conselho de Segurança use todos os recursos disponíveis a fim de que os direitos humanos sejam resguardados no país

Da redação, com Reuters

Antonio Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, em reunião com o Conselho de Segurança / Foto: Reprodução Reuters

O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, pediu ao Conselho de Segurança nesta segunda-feira, 16, que “use todos recursos disponíveis para suprimir a ameaça terrorista global no Afeganistão” e garanta que os direitos humanos básicos sejam respeitados.

O Taleban entrou em Cabul e o presidente do país, Ashraf Ghani, deixou o Afeganistão neste domingo, 15, quando os militantes islâmicos tomaram o país 20 anos depois de serem expulsos por uma invasão liderada pelos Estados Unidos.

Leia mais
.: Padre Scalese: “Rezem, rezem, rezem pelo Afeganistão”

“Estamos recebendo relatos assustadores de severas restrições aos direitos humanos em todo o país. Estou particularmente preocupado com os relatos de crescentes violações dos direitos humanos contra mulheres e meninas no Afeganistão”, disse ele ao conselho, que é formado por 15 membros.

“Não podemos e não devemos abandonar o povo do Afeganistão”, disse.

Autoridades do Taleban emitiram declarações com o objetivo de acalmar o pânico.

Sob o governo do Talebã entre 1996 e 2001, as mulheres não podiam trabalhar, as meninas não podiam frequentar a escola e as mulheres tinham que cobrir o rosto e estar acompanhadas por um parente do sexo masculino se quisessem sair de casa.

Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas / Foto: Reprodução Reuters

Pelo fim dos ataques

“Os ataques contra civis ou objetos civis devem parar. Os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os cidadãos afegãos, especialmente mulheres, meninas e membros de grupos minoritários, devem ser respeitados”, disse ao conselho a embaixadora estadunidense nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield.

O embaixador do Afeganistão na ONU, Ghulam Isaczai, fez a seguinte afirmação ao Conselho de Segurança: “Não há mais tempo para o jogo de quem é o culpado. Temos uma oportunidade de prevenir mais violência, evitar que o Afeganistão mergulhe em uma guerra civil e se torne um estado pária. Portanto, o Conselho de Segurança e a ONU O Secretário-Geral deve usar todos os meios à sua disposição para pedir uma secessão imediata da violência e o respeito pelos direitos humanos e pelo direito internacional humanitário. “

Isaczai clamou ao conselho e as Nações Unidas que não reconheçam qualquer administração que conquiste o poder pela força ou qualquer governo que não seja inclusivo. Exortou ainda a apelar para o estabelecimento imediato de um governo de transição inclusivo.

As Nações Unidas têm cerca de 3 mil funcionários nacionais e cerca de 300 funcionários internacionais no Afeganistão. Na sexta-feira, 13, as Nações Unidas disseram que alguns funcionários foram realocados para Cabul, mas nenhum foi evacuado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo