Iniciativa de oração

Grupo de mulheres em Portugal cresce com evangelização pela internet

Mudança do grupo para o formato on-line fez o grupo ter um crescimento e alcançar mulheres em vários países

Verônica Suênia
Da Redação

Primeira Live do Grupo Mulheres de Fé – Arquivo

O grupo de oração “Mulheres de Fé” faz parte da missão da Canção Nova em Portugal, e acontece a partir de Fátima , desde 2018.

A princípio, as mulheres se reuniam para rezar juntas uma vez a cada mês. O encontro envolvia também um momento de formação com temas definidos previamente e partilhas para troca de experiência. 

No  início de 2020, realizaram um encontro presencial do grupo que reuniu mulheres de diversas localidades de Portugal. E depois disso já começou o tempo de pandemia, quando tiveram a inspiração de realizar o grupo no formato on-line e assim alcançar também mulheres de várias partes. 

 Veja mais
.: TV Canção Nova comemora 20 anos em Portugal no dia 12 de maio de 2021

A primeira coordenadora do grupo, Vânia Oliveira, conta que fez parte da sua idealização. “Nasceu de um projeto feito por mim e Gisele Martins, nossa proposta de iniciar um grupo só para mulheres, foi com o objetivo de trilharmos juntas um caminho de amadurecimento humano, espiritual e crescimento na fé.”

Crescimento do grupo

Com a pandemia, o grupo descobriu um novo espaço de evangelização. Inicialmente foi criado um grupo fechado na página da Missão Canção Nova em Portugal e em seguida migraram para as redes sociais, começando no Facebook com as lives de oração. 

A mudança para o formato on-line fez o grupo ganhar maior abrangência e tiveram um crescimento surpreendente, chegando a mais lugares e alcançando mais mulheres, com cerca de 3 mil participantes. Os momentos de transmissão aconteceram dentro das próprias casas, num ambiente acolhedor e informal.

“As mulheres do grupo presencial aderiram e começaram a divulgar e convidar outras. O grupo foi crescendo de uma forma admirável”, conta Vânia. 

As lives passaram a acontecer semanalmente, trazendo sempre um convidado. No começo, cerca de 50 mulheres acompanhavam durante o ao vivo e dezenas de outras assistiam à transmissão depois, hoje o alcance chega de 500 a 700 mulheres. 

Vânia disse que hoje não acontece mais o grupo de forma presencial, pois perceberam que vivem um novo tempo na comunicação e as participantes mais assíduas são de diversas partes de Portugal, também do Brasil, Suíça, Espanha e outros países. 

“São inúmeros testemunhos que recebemos de muitos lugares e países diferentes (são portuguesas ou brasileiras que vivem nesses países, distantes das famílias e como imigrantes sentem-se família conosco no grupo.” 

Grupo Mulheres de Fé – Foto: Débora Azadinho

Outras inspirações 

O grupo de mulheres divulga também a devoção dos 5 primeiros sábados do mês, voltada à intercessão de Nossa Senhora. E nas lives quinzenais, cada uma que fica à frente assume um tema, com sugestões de atividades a serem realizadas pelas participantes com suas famílias. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo