TEMPESTADE TROPICAL

Furacão Hanna deixa rastro de destruição no Texas, Estados Unidos

No Texas, casas perderam telhados, caminhoões e tratores não resistiram aos fortes ventos em uma região já acometida pelo novo coronavírus

Da redação, com Reuters

Centenas de casas tiveram seus telhados arrancados pelo furacão Hanna, neste domingo, 26 / Foto: Reprodução Reuters

Neste domingo, 26, um rastro de destruição no sul do Texas, no Estados Unidos, foi a marca deixada pelo furacão Hanna. Tratores e caminhões foram tombados, linhas de transmissão de energia foram destruídas e dezenas de casas ficaram sem telhado e ainda sob ameaça de enchentes repentinas em uma área já atingida pela Covid-19.

Eventualmente rebaixada para tempestade tropical, Hanna desembarcou na ilha de Padre na tarde de sábado, 26, como um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, composta por cinco etapas. Mais tarde, o fenômeno chegou em Kenedy County, Texas.

Ventos fortíssimos deixaram danificados pelo menos 18 caminhões e um veículo recreativo, com caminhões de reboque tentando endireitar veículos tombados, fechando um trecho de 3,2 quilômetros da Rota 77 dos Estados Unidos em Sarita, Texas, próximo à fronteira com o México.

Em Port Mansfield, os ventos destruíram canaviais e derrubaram árvores. Mais de 283 mil residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia — este número, porém, caiu para 230 mil no domingo à tarde.

Às 16h (horário de Brasília), os principais ventos da tempestade estavam em torno de 95 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). A Casa Branca, por sua vez, aprovou uma declaração de desastre de emergência para o Texas.

O governador do Texas, Greg Abbott, disse que a tempestade foi especialmente desafiadora, pois destruiu uma área do estado que foi a mais atingida pela pandemia do coronavírus.

A área do Texas atingida por Hanna tem-se esforçado para conter surtos da pandemia nas últimas semanas. Os casos ao longo da costa do estado chegaram às dezenas de milhares.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo