Momento inédito

Frente à pandemia, reitor do Santuário de Fátima sugere criatividade cristã

Um chamado a sermos criativos na procura de momentos de oração, na procura da valorização de tantas coisas que no nosso dia a dia vão ficando esquecidas, afirma sacerdote

Da Redação, com Santuário de Fátima

O reitor do Santuário de Fátima, em Portugal, diante dos acontecimentos, no contexto da pandemia do COVID-19, alerta para que “os mais pobres e frágeis” não sejam abandonados. Padre Carlos Cabecinhas afirma estarmos num momento inédito para todos, “tempos especiais de provação, experimentando situações que não conhecíamos que alteram completamente o ritmo habitual das nossas vidas”, mas que de modo algum podemos perder a esperança.

Se por um lado “somos convidados a seguir todas as indicações das autoridades, para preservarmos a nossa saúde e a dos outros”, por outro lado “este momento convida-nos a não ficarmos indiferentes ao sofrimento daqueles que nos cercam, ao procurarmos perceber de que forma podemos ajudá-los, a não esquecer e sobretudo a não deixar abandonados os mais pobres, os mais frágeis , aqueles que são pessoas de risco nesta situação”, alertou o reitor. 

Leia também
.: Pandemia de coronavírus: “Rezem pelas autoridades”, exorta Papa
.: Papa reza na Basílica de Santa Maria Maior pelo fim da pandemia
.: Papa reza pela paz nas famílias neste momento de pandemia do Covid-19

“Esta situação é inédita também a nível de fé, e que nos impede de nos reunirmos para celebrarmos a eucaristia e os outros sacramentos, para celebrarmos juntos a nossa fé que é algo tão importante para a nossa consciência de vida cristã, de que somos Igreja, é para nós também um grande desafio”, explicou o reitor na mensagem divulgada em vídeo.

Portanto, é um desafio à criatividade na forma de viver cristãmente este momento, um desafio a sermos criativos na procura de momentos de oração, na procura da valorização de tantas coisas que no nosso dia a dia vão ficando esquecidas, no ritmo avassalador que tantas vezes assume e em que as coisas mais importantes acabam por ficar secundarizadas e esta paragem obrigatória forçada acaba por ser uma oportunidade para avaliarmos a vida, para olharmos para a aquilo que é fundamental para percebermos aquilo que realmente importa, para valorizarmos a nossa vida familiar, a nossa vivência cristã de oração de escuta e palavra de Deus e meditação dessa palavra, para que a possamos levar à vida”.

O reitor reconhece ser um momento muito difícil, mas será certamente também um momento desafiador e um momento de confiança, e para nós cristãos a confiança é fundamental. “Deus nunca nos abandona em momento algum, menos ainda nestes momentos de provação, e por isso somos convidados nesta fase difícil das nossas vidas a colocar nas mãos de Deus, nas mãos de Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, aquela a quem fomos confiados”.

Padre Carlos destaca também que Santuário de Fátima, para estar próximo aos peregrinos, decidiu assegurar a transmissão ao vivo, por meio da internet, de quatro celebrações diárias, de segunda a domingo, todas celebradas à porta fechada.

As celebrações, que têm lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, são duas missas – às 11h00 e às 19h15 -, e os dois momentos oracionais, como o terço e a oração na Cova da Iria, respectivamente às 18h30 e 21h30 (horário local), também em regime fechado ao público. A TV Canção Nova em Portugal, está realizando a transmissão diária da missa às 11h e do santo terço às 18h30.

Reconhecendo que o isolamento social é uma das principais formas de prevenir o contágio, e acatando as determinações da Conferência Episcopal Portuguesa que pediu a suspensão em todo o país as celebrações litúrgicas comunitárias, o Santuário pretende abrandar esse isolamento levando até às pessoas que se encontram em casa o conforto deste colo materno que encontram quando se deslocam ao Santuário em peregrinação.

 

Para além da suspensão de todas as celebrações comunitárias – oficiais ou privadas – o Santuário de Fátima decidiu encerrar todos os seus espaços litúrgicos, expositivos e museológicos, mantendo-se apenas abertas as Capelas da Reconciliação e do Santíssimo Sacramento, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e a Capelinha das Aparições que pela sua configuração é um espaço amplo e aberto. Ainda assim, o acesso a estes três espaços faz-se de forma controlada para evitar que muitas pessoas se possam concentrar ao mesmo tempo no mesmo espaço.

Quem está em casa poderá, também, continuar a seguir a imagem da Capelinha das Aparições, em tempo real, na página on-line do Santuário ou no canal Youtube do Santuário.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo