Reconhecimento

Freira recebe prêmio da ONU por auxílio a refugiados

A religiosa congolesa Angélique Namaika recebeu da ONU o “Prêmio Nansen para os Refugiados 2013”. A missionária trabalha na região nordeste da República Democrática do Congo, auxiliando mulheres vítimas de agressão e violência sexual praticada pelo Exército de Resistência do Senhor (LRA) , e outros grupos rebeldes.

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, 16, pelo Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres. “Irmã Angélique demostra que somente uma pessoa sozinha é capaz de mudar a vida de famílias dilaceradas pela guerra”, declarou o comissário. A missionária preside o Centro para reintegração e desenvolvimento de Dungu.

Criado em 2008 o local auxilia atualmente duas mil jovens. Além do apoio psicológico e espiritual, as moças fazem curso profissionalizante. Segundo irmã Angélique, o prêmio possibilitará que mais refugiadas recebam o auxílio necessário. “Nunca deixarei de fazer o possível para trazer de volta a esperança e oferecer a possibilidade de reviver”, afirmou a religiosa ao agradecer o prêmio.

Irmã Angélique receberá o prêmio no próximo dia 30 de setembro, em Genebra. Em 2 de outubro, será recebida pelo Papa Francisco no Vaticano.

O Prêmio Nansen é concedido anualmente pela ACNUR (Agência da ONU para os Refugiados) às pessoas ou grupos, em reconhecimento do serviço prestado aos refugiados. O prêmio é em homenagem a Fridtjof Nansen, famoso explorador norueguês, cientista e político, que foi o primeiro Comissário para Refugiados da Liga das Nações, antecessora da Organização das Nações Unidas.


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo