Audiência no Vaticano

Fidelidade é mais necessária do que nunca, exclama Bento XVI

O Papa Bento XVI recebeu em audiência na manhã deste sábado, 25, junto ao Altar da Cátedra da Basílica Vaticana, os integrantes da Associação Santos Pedro e Paulo por ocasião do 40° aniversário de fundação do Sodalício, que presta valorosos serviços à Igreja e ao Sucessor de Pedro.

O Santo Padre aproveitou a ocasião para ressaltar o quanto é preciso que a sociedade redescubra o valor da fidelidade, uma vez que a padroeira do Sodalício é a Virgo Fidelis.

"Hoje, mais do que nunca, é preciso fidelidade! Vivemos em uma sociedade que esqueceu esse valor. Exalta-se muito a atitude de mudança, a 'mobilidade', a 'flexibilidade', por motivos econômicos e organizacionais também legítimos. Mas a qualidade de uma relação humana vê-se pela fidelidade! A Sagrada Escritura mostra-nos que Deus é fiel. Com a sua graça e o auxílio de Maria, sejais portanto fiéis a Cristo e á Igreja, prontos a suportar com humildade e paciência o preço que isso comporta", ressaltou.

O Pontífice elogiou o compromisso de tantos voluntários da Associação que colaboram com a ordem das celebrações no Vaticano e em numerosas iniciativas caritativas. "Para ajudar os outros a rezar, é preciso ter um coração voltado a Deus; para lembrá-los do respeito aos lugares santos e às coisas santas, é preciso ter em si mesmo o sentido da sacralidade; para auxiliar o próximo com verdadeiro amor cristão, devemos ter uma alma humilde e um olhar de fé. A vossa atitude, muitas vezes sem palavras, constitui uma indicação, um exemplo, uma lembrança e, como tal, tem também um valor educativo".

Bento XVI também falou para os jovens integrantes da Associação, que pronunciaram a solene Promessa de fidelidade nesta manhã. "Saúdo os jovens com afeto e encorajo-os a seguir o exemplo do Beato Pier Giorgio Frassati, amando a Deus com todo o coração, gozando da beleza da amizade cristã e servindo a Cristo com grande discrição nos irmãos mais pobres".

O Bispo de Roma também recordou que na próxima quarta-feira, 29, acontece seu 60º aniversário de sacerdócio e agradeceu a Associação pela homenagem feita a ele.

"O dom que me desejastes oferecer, uma bela casula, recorda-me que sou sempre, antes de tudo, Sacerdote de Cristo, e convida-me a recordar de vós quando celebro o Sacrifício redentor. Obrigado de coração!", exclamou.

A Associação foi desejada e criada pelo Papa Paulo VI. Antes da audiência pontifícia, os associados participaram de uma Missa celebrada pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, também na Basílica Vaticana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo