12 e 13 de julho

Fátima: fiéis se reúnem na peregrinação internacional aniversária de julho

Peregrinação internacional, neste 12 e 13 de julho, contou com missa, adoração e a meditação do Santo Terço na Cova da Leiria

Da Redação, com Santuário de Fátima

Peregrinação Internacional Aniversária de julho / Foto: Santuário de Fátima

O bispo de Viana do Castelo, Dom João Lavrador, presidiu a Peregrinação Internacional Aniversária de julho no Santuário de Fátima, em Portugal. Na homilia desta quarta-feira, 13, destacou que a paz é um dos “problemas mais urgentes da cultura dos nossos tempos”, seja do ponto de vista do relacionamento entre países seja entre os homens.

A partir da narrativa das Aparições, em especial da terceira que ocorreu em julho, Dom João Lavrador lembrou as palavras de Nossa Senhora aos três videntes, quando apelou à conversão, à oração e ao sacrifício para se alcançar a paz.

“Imploro de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que abençoe todos os povos fustigados pela guerra, nomeadamente o povo irmão da Ucrânia, e nos desperte para sermos missionários da Esperança e da alegria” concluiu.

Diante de milhares de peregrinos, que apesar do calor participaram nesta peregrinação, o bispo apelou à responsabilidade particular dos cristãos a serem “arautos e construtores da paz”. Isso, em especial, numa sociedade em que “o requinte das possibilidades de destruição a que nos levou a tecnologia bélica coloca a humanidade perante a possibilidade da sua autodestruição”.

“Todos somos chamados a edificar a paz. Se a paz exige a participação de todos os homens, os cristãos têm uma responsabilidade particular”, afirmou o prelado.

Padre Daniel convida os doentes a experimentar o olhar de proximidade

No momento de adoração Eucarística, o padre Daniel Mendes, capelão do Santuário de Fátima e assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, convidou os doentes a experimentar o olhar de proximidade, ternura e compaixão através da “simplicidade do silêncio”.

“Neste momento de sofrimento e de dor, que Jesus se faça presente, se aproxime de ti, para te consolar e animar e te diga: ‘vinde a Mim, todos os que andais cansados e abatidos e Eu vos aliviarei’ (..) Hoje, aqui e agora e sobretudo nos momentos de desesperança, não hesites nem temas em Lhe estender a mão, porque também a ti Jesus não cessa de dizer: “levanta-te e anda!’.”

O sacerdote convidou ao amparo mútuo no sofrimento, que apontou como sinal da misericórdia de Deus.

Por fim, como conclusão da Peregrinação, o bispo de Leiria-Fátima convidou os peregrinos a consagrarem-se, em silêncio, a Maria, “assumindo a vontade de tornar realidade a Palavra e o projeto de Deus no mundo”.

Vigília do dia 12

Na celebração de ontem à noite, o bispo convidou os peregrinos a rezarem, de forma particular, por todas as vítimas, por todos os bombeiros, pela proteção civil e voluntários, que neste momento combatem os incêndios que assolam Portugal.

O bispo de Viana falou da “experiência do sofrimento, da dor, da perplexidade e da angústia”. Assim, a comunhão com Deus impele cada um a deslocar-se ao encontro dos irmãos para lhes oferecer, por palavras e por gestos, a renovação que Deus quer operar no mundo. 

Segundo Dom João Lavrador, cada peregrino não traz consigo apenas as suas dores e anseios, mas sim um mundo de sofrimento que os rodeia e, mais ainda, os atinge. 

Com o olhar em Nossa Senhora “como fizeram os pastorinhos neste mesmo local, aprendamos d’Ela o gesto salvífico que nos impele a deixarmo-nos conduzir pelo Espírito de Deus para levar, em gestos concretos, a esperança que o mundo de hoje anseia e que o sofrimento de muita gente parece contrariar”.

A Vigília durante a noite de ontem foi animada pelos jovens e comitês organizadores da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e terminou com a Procissão Eucarística às 7h da manhã, seguida do terço e da Missa. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo