Em Washington

EUA têm primeiro Encontro Internacional sobre Liberdade Religiosa

Bispos aplaudem iniciativa que acontece em Washington e pretende trazer à tona a defesa de “um direito humano vital”

Da redação, com Vatican News

Foto: Weigler Godoy via Unsplash

A cidade de Washington, nos Estados Unidos, será sede do primeiro Encontro Internacional sobre a Liberdade Religiosa (Irf). O evento começa nesta terça-feira, 13, e será concluído nesta quinta-feira, 15.

Leia também
.: Relatório de Liberdade Religiosa: 1 em cada 3 países sofre violações

O encontro é promovido por mais de 40 organizações. Elas representam diferentes credos e são comprometidas em apoiar a liberdade religiosa. Dentre estas organizações está a Conferência Episcopal dos EUA (USCCB) que aplaude a iniciativa.

“Acolho com alegria o anúncio deste encontro”, escreve em nota o bispo de Rockford, Dom David J. Malloy. O prelado é presidente do Comitê dos Bispos para a Justiça Internacional e a Paz. Este evento “visa aumentar a consciência sobre a liberdade religiosa nos Estados Unidos e reunir uma ampla coalizão que trabalhará em conjunto para esta causa em todo o mundo”, ressalta.

Leia também
.: Papa pede coerência cristã e reza pela liberdade religiosa
.: Bispo explica como unir liberdade religiosa e ecumenismo
.: Liberdade religiosa é prioridade para Igreja, diz cardeal

Direito humano

O tema não é insignificante, como lembra o bispo. “De acordo com o Pew Forum on Religion & Public Life, 83% dos cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo hoje vivem em países com fortes hostilidades governamentais ou sociais que envolvem a religião”.

Leia mais
.: Liberdade religiosa continua sob ameaça, diz Papa em mensagem

“Toda cultura, nação, sistema religioso ou político”, conclui Dom Malloy, “deve esforçar-se para proteger melhor a liberdade religiosa, um direito humano vital”.

A Conferência Episcopal dos EUA lembra que é “um orgulhoso patrocinador do Encontro Internacional sobre a Liberdade Religiosa”. “O cardeal Timothy Dolan, presidente do Comitê dos Bispos para a Liberdade Religiosa, estará entre os relatores” do evento.

O discurso do purpurado está previsto para a tarde de quinta-feira, no final dos trabalhos. O tema será: “Esperança para o futuro: sociedade civil e liderança global americana e multilateral”.

Testemunhas da fé

O encontro será realizado de forma mista, ou seja, presencial e on-line. Ele conectará recursos e apoiadores da liberdade religiosa, dando voz aos testemunhos pessoais das vítimas de perseguições e restrições, por causa da fé.

Leia mais
.: Parolin: a liberdade religiosa é uma marca da diplomacia do Vaticano
.: Em discurso, Dom Gallagher comenta liberdade religiosa na pandemia

O objetivo dos promotores é “obter apoio político a favor da liberdade religiosa no mundo”. A ideia é criar “uma forte coligação internacional que atue nesta área no âmbito global”. Deste modo, pretende-se “aumentar a consciência da sociedade civil e dos governos” sobre esse tema.

Vários temas serão analisados ​​durante os três dias de trabalho. Dentre eles estão: a proteção dos refugiados, as perseguições na Nigéria, o aumento da tecnologia para fins de perseguição, discriminação religiosa e aumento dos nacionalismos religiosos.

Entre os palestrantes convidados destacam-se Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos; Mike Pompeo, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, e o arcebispo greco-ortodoxo dos EUA, Elpidophoros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo