Importante mosteiro

Estado Islâmico destrói monumento católico na Síria

Estado Islâmico destrói um dos monumentos católicos mais importantes da Síria

Da redação, com Agência Ecclesia

Militantes do grupo extremista Estado Islâmico atacaram e destruíram o mosteiro de Mar Elian, considerado um dos monumentos católicos mais importantes da Síria.

A notícia foi publicada nesta sexta-feira, 21, na edição do jornal L’Osservatore Romano, do Vaticano, que fala em mais um “episódio” demonstrativo da “fúria iconoclasta do grupo jihadista”.

Leia mais:
.: Estado Islâmico destrói fachada de Igreja em Mosul
.: EI explode igreja na Síria no Domingo de Páscoa
.: Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitará a Síria

Situado na localidade de Qaryqatayn, próximo de Homs, o mosteiro originário do século V albergava uma relíquia com os restos mortais de Santo Elian, figura que segundo a tradição cristã terá sido martirizada em 285 d.C.

Além de arrasarem a igreja local, os membros do Estado Islâmico profanaram a referida relíquia, numa incursão que quiseram deixar documentada através da divulgação de um conjunto de fotografias.

Todos os anos, o mosteiro de Mar Elian acolhia “milhares de peregrinos, por ocasião da memória litúrgica do santo, a 9 de setembro”.

O próprio prior do mosteiro, padre Jacques Mouraud, permanece desaparecido desde maio, depois de ter sido raptado, alegadamente pelo Estado Islâmico.

Qaryqatayn mosteiro Santo Elian

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo