Nota de falecimento

Espanha: morre o Cardeal Francisco Álvarez Martínez

Cardeal Francisco Álvarez Martínez morreu aos 96 anos em um hospital de Madri após longa doença

Da redação, com Vatican News

Cardeal Francisco Álvarez Martínez morreu aos 96 anos em um hospital de Madri/ Imagem-de-41330-por-Pixabay

Nesta quarta-feira, 5, faleceu o Cardeal Francisco Álvarez Martínez, arcebispo Emérito de Toledo, em um hospital de Madri, após uma longa doença. A notícia foi dada por Dom Francisco Cerro Chaves, Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, em nota dirigido aos sacerdotes, membros da vida consagrada e fiéis da Arquidiocese de Toledo.

“Ao comunicar a todos o seu falecimento, juntamente com nossos sentimentos de pesar, somos encorajados pela esperança de que o Senhor da Vida, que neste dia se manifesta ao mundo como a Luz da eternidade para todos os povos, que ilumina todas as nossas trevas, tenha acolhido sua alma com as palavras que Ele mesmo dirigiu ao servo bom e fiel: “Entrai na alegria de vosso Senhor.”

Ainda em seu comunicado, Dom Cerro Chaves mobiliza os fiéis da arquidiocese de Toledo a rezar a Deus pedindo a plenitude da esperança, que marcou a vida de Dom Francisco. “Recomendamos sua alma ao Pai da Misericórdia e Deus de toda consolação, com a certeza de que as promessas do Senhor serão cumpridas em todos aqueles que o amam”.

A Arquidiocese de Toledo anuncia que o enterro será na sexta-feira, 7, às 12h (hora local), na Catedral. O caixão será exposto na Capela da Imaculada Conceição a partir das 4h de hoje. Às 19h30, o arcebispo presidirá uma liturgia da palavra.

Criado cardeal por João Paulo II

Dom Francisco Álvarez Martínez nasceu na paróquia de Santa Eulalia de Ferroñes, Llanera (Oviedo), em 15 de julho de 1925. Recebeu a ordenação sacerdotal em 11 de junho de 1950, em Oviedo. Em 21 de janeiro de 2001, foi anunciada a sua criação como cardeal pelo Papa João Paulo II, no Consistório de 21 de fevereiro, em que recebeu o barrete e o título de cardeal-presbítero de Santa Maria “Regina Pacis” em Monte Verde. Renunciou ao governo pastoral da arquidiocese em 24 de outubro de 2002 por limite de idade e, depois de se aposentar, passou a residir em Madri.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo