Viagem

Eslováquia: Papa encontra premier e presidente do Parlamento 

Autoridades eslovacas, acompanhadas pelas respectivas famílias, foram até a Nunciatura Apostólica saudar o Santo Padre

Da redação, com Vatican News

oito anos de pontificado

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

Na tarde desta segunda-feira, 13, o Papa Francisco recebeu na Nunciatura Apostólica em Bratislava o presidente do Parlamento e sucessivamente o primeiro ministro, acompanhados pelos respectivos familiares. Foi o último compromisso do Papa neste dia.

A Sala de Imprensa da Santa Sé também informou que hoje, antes de ir ao encontro com a comunidade judaica, o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher, e pelo suplente, Dom Edgar Pena Parra, se reuniram com o primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, no Palácio do Governo. O encontro durou cerca de 45 minutos. 

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa à Hungria e Eslováquia

O primeiro ministro

O primeiro ministro da República Eslovaca, Sr. Eduard Heger, nasceu em Bratislava em 1976. Ele estudou economia na capital eslovaca e depois de se formar passou um ano e meio nos Estados Unidos. De volta à sua terra natal, atuou de 2001 a 2005 como consultor do Ministério da Defesa. 

Até 2016 ocupou cargos de administração em diferentes empresas. De 2016 a 2020 foi membro do Conselho Nacional da República Eslovaca para o Partido conservador “Gente Comum e Personalidades Independentes” (OĽaNO). De 2020 a 2021 foi nomeado vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e em 1° de abril de 2021 foi eleito primeiro-ministro da República Eslovaca. Sr. Heger é casado e tem 4 filhos.

O presidente do Parlamento

O presidente do Parlamento, ou o presidente do Conselho Nacional da República Eslovaca, Sr. Boris Kollár, nasceu em Bratislava em 1965. Formou-se no Ginásio Alexandra Markus Bratislava e entre 2010 e 2015 estudou e se formou na Universidade Central de Skalica. Em 2015, ele também fundou o partido nacionalista e conservador “Somos uma família” (Sme Rodina), que durante as eleições parlamentares eslovacas de 2016 conquistou 11 assentos no Conselho nacional. Em março de 2020, foi eleito presidente do Conselho Nacional da República Eslovaca. O Sr. Kollár tem 10 filhos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo