Mobilização internacional

Equador: Bispo pede que as Caritas ajudem vítimas do terremoto

“Nossa maior preocupação imediata é resgatar as vítimas”, assinalou Dom Heras, presidente da Caritas do Equador

Da redação, com ACI Digital

O presidente da Caritas Equador, Dom Walter Heras, pediu ajuda a todas as Caritas da rede internacional, a fim de que apoiem os trabalhos de resgate e socorro dos milhares de atingidos pelo terremoto de 7,8 graus de magnitude, que aconteceu no último sábado na região costeira do Equador.

Leia também:
.: Religiosas estão entre as vítimas do terremoto no Equador

“Nossa maior preocupação imediata é resgatar as vítimas”, assinalou Dom Heras. Segundo o presidente da Caritas Equador, “quando ocorreu o terremoto, a maioria das pessoas estava em casa. Por isso, muitos ficaram soterrados e esperam o resgate”.

Nesse sentido, o bispo destacou a preocupação “em conhecer qual é a situação nas áreas mais remotas, onde está sendo muito difícil o acesso”.

A coordenadora de Comunicação de Caritas Equador, Daniela Andrade, explicou que, nos lugares mais afetados, há pessoas que saíram de suas casas e estão dormindo nas ruas. “Os desabrigados necessitam de barraca e botes infláveis, pois algumas áreas atingidas não podem ser acessadas, porque as estradas estão destruídas”.

Segundo informações de Caritas, assegurar as condições de higiene e os sistemas de saúde são as maiores prioridades que estão sendo realizadas neste momento.

Atualmente, a Caritas Equador uni seus esforços aos da operação estatal de resposta à emergência para atender às necessidades mais urgentes das populações deslocadas e afetadas e elogiou “a reação de união e solidariedade do povo equatoriano nestes momentos de profunda dor e luto”.

Em seguida, Dom Heras também sublinhou a importância de acompanhar os afetados: “Gostaríamos que todas nossas organizações irmãs se unam aos nossos esforços para auxiliar a todas estas pessoas que perderam seus negócios e seus lares, que perderam tudo. E a Caritas pode ajudar a encher este vazio que o terremoto causou nestas pessoas”.

A Caritas Espanha respondeu a este apelo através da doação de 100 mil euros procedentes de seus recursos de emergência e criou uma campanha de solidariedade com os afetados pelo terremoto, intitulada “Caritas com Equador”, por meio da qual será possível fazer contribuições às distintas contas correntes abertas e na própria página da Caritas Espanhola.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo