Coréia

Enviados norte-coreanos chegam ao Sul para homenagem a Dae-jung

As autoridades norte-coreanas enviadas pelo líder Kim Jong-il chegaram à Coreia do Sul nesta sexta-feira, 21, para homenagear o ex-presidente Kim Dae-jung em uma ação que pode sinalizar um aquecimento dos laços entre os dois países rivais.

Mas, em um indício do descontentamento da Coreia do Norte com as políticas conservadoras do atual presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, os enviados de Pyongyang deixarão o Sul no sábado, 22, antes do funeral de Estado, para não comparecer a qualquer evento oficial do governo de Seul.

A primeira expedição de enviados norte-coreanos ao Sul nos últimos dois anos ocorre após diversas ações do Norte neste mês para reduzir as tensões depois de conduzir um teste nuclear, lançar mísseis balísticos e ameaçar atacar seu vizinho capitalista do sul em maio.

As seis autoridades da Coreia do Norte chegaram de avião. Os enviados foram ao memorial feito ao ex-presidente e levaram uma coroa de flores enviada por Kim Jong-il e assinada: "Em memória ao ex-presidente Kim Dae-jung".

Eles encontraram com a família de Kim e com antigos assessores do ex-líder da Coreia do Sul, mas não houve menção se eles poderiam encontrar as atuais autoridades do governo sul-coreano.

Kim Dae-jung, vencedor do Nobel da Paz em 2000 por promover o primeiro encontro entre as duas Coreias, morreu na terça-feira, 18, aos 85 anos. O funeral ocorrerá no domingo, 23.

A agência de notícias da China Xinhua informou que o chefe nuclear do país, Wu Dawei, visitou o recluso Norte na primeira viagem de alto nível à Pyongyang desde que as discussões sobre o desarmamento da Coreia do Norte foram interrompidas cerca de um ano atrás.

A Xinhua disse que Wu encontrou com seu correspondente norte-coreano, mas não houve informações sobre se ele encontrou com o líder Kim Jong-il durante seus cinco dias de estada.

A China, o aliado mais próximo da Coreia do Norte, apoiou a resolução da ONU condenando o governo norte-coreano devido ao teste nuclear de 25 de maio e aumentando as sanções contra o país, mas tem sido relutante em pressionar por mais ações.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo