Clima

Encontro reúne líderes globais no Dia Internacional da Terra 

Secretário-geral da ONU afirma que planeta “está em um ponto crítico” e pede: façam as pazes com a natureza

Da redação, com ONU News

/ Foto: Casey Horner – Unsplash

O Dia Internacional da Mãe Terra é celebrado nesta quinta-feira, 22. Para marcar a data, cerca de 40 líderes mundiais participam do Encontro de Cúpula de Líderes sobre o Clima. O evento é organizado pelos Estados Unidos.  

A iniciativa pretende reforçar os esforços para limitar o aumento da temperatura global em 1,5 grau Celsius até o final do século.  

Leia também
.: Mudanças Climáticas: caminho para transição inclui decisões diárias, diz especialista

No evento de dois dias discursam representantes de países de língua portuguesa. Entre eles, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e a líder do Conselho Indígena de Roraima, Sinéia do Vale. Também fará o seu discurso, o ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, João Pedro Matos Fernandes.

Crise

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, que participa do evento, deixou uma mensagem por ocasião do Dia Internacional da Mãe Terra.

Guterres disse que o planeta “está num ponto crítico” e apela para que as pessoas façam as pazes com a natureza.  
Leia mais
.: Pesquisadora do Inpe fala sobre as mudanças climáticas

O chefe da ONU afirmou que “a Humanidade continua a abusar da natureza”. Segundo ele, homens e mulheres descuidam dos recursos da Terra, esgotando sua vida selvagem e tratando o ar, a terra e os mares como depósitos de lixo. 

Segundo Guterres, “ecossistemas e cadeias alimentares cruciais estão à beira do colapso.” Para o secretário-geral, esse comportamento “é suicida”.

Acabar com a guerra contra a natureza

O mundo precisa “acabar com a guerra contra a natureza e cuidá-la para que volte a ser saudável”. É o que defende o representante da ONU.

Leia mais
.: Mudanças climáticas: especialistas comentam perspectivas de futuro

Foram destacados os passos que precisam ser dados. São eles: limitar o aumento da temperatura e uma adaptação às mudanças que virão. 

Mais medidas de proteção da biodiversidade

Guterres pediu medidas mais firmes para proteger a biodiversidade. Entre elas, a redução da poluição e mais contribuições para economias circulares que reduzam os resíduos.  Esses passos, segundo secretário-geral da ONU, irão salvaguardar “a única casa” da população mundial e “criar milhões de novos postos de trabalho”.

O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres/ Foto: Reuters- Jean-Marc Ferré

Recuperação  

Para o chefe da ONU, a recuperação da pandemia da Covid-19 “é uma oportunidade para pôr o mundo num caminho mais limpo, mais verde e mais sustentável.” 

A mensagem termina pedindo que, neste Dia Internacional da Terra, todos se comprometam “com o árduo trabalho de restaurar o planeta e de fazer as pazes com a natureza.”

Leia também
.: ONU: Cardeal faz alerta sobre futuras mudanças climáticas
.: Bispos defendem novos modelos contra mudanças climáticas

Mudanças climáticas e a transmissão de doenças

Mudanças climáticas, provocadas pelo homem na natureza, bem como crimes que afetam a biodiversidade e o crescente comércio ilegal de animais selvagens, podem aumentar o contato e a transmissão de doenças infecciosas de animais para humanos, como a Covid-19. 

Segundo a ONU, uma nova doença infecciosa surge em humanos a cada quatro meses. Cerca de 75% dessas infecções vêm de animais, mostrando as relações entre a saúde humana, animal e ambiental. 

Os ecossistemas sustentam toda a vida na Terra. Para a organização, restaurar ecossistemas danificados ajudará a acabar com a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir a extinção em massa.  

Leia também
.: Emergência climática: “o tempo está se esgotando!”, adverte Papa
.: Mudanças climáticas: Papa pede resposta eficaz diante de ameaças a rios
.: Crise ambiental está levando o mundo ao desastre, afirma Papa

Lançamento

Para incentivar essa missão, a ONU lança no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema.  

Apesar dos esforços, a biodiversidade está se deteriorando em todo o mundo a taxas sem precedentes na história da humanidade. Estima-se que cerca de 1 milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo