Cúria Romana

Encontro promove conteúdos da exortação apostólica Evangelii Gaudium

Dom Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização – dicastério organizador do encontro, comenta exortação

Da redação, com Vatican News

“A Igreja em saída: Recepção e perspectivas da Evangelii Gaudium”. Este é o tema do encontro internacional organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização que foi iniciado nesta quinta-feira, 28. O evento, que será encerrado neste sábado, 30, acontece após seis anos da publicação da exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco e será dirigido a cardeais, bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, homens e mulheres consagrados e leigos. 

Adquira
.: Livro Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho

O encontro internacional “A Igreja em saída” é uma oportunidade para compreender como a exortação Evangelii Gaudium foi recebida nas comunidades. Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, comenta: “Este encontro nos deixa muito felizes e responsáveis porque reúne representantes de 63 países do mundo – da Oceânia a Ásia, da África a Europa, da América do Norte a toda a América Latina”.

Segundo o bispo, o evento é verdadeiramente eclesial e tem a característica desejada pelo Papa Francisco na Evangelii gaudium: seguir um caminho sinodal e de entendimento sobre como a Carta do Papa Francisco foi recebida pelas comunidades. “Não esqueçamos que com a Evangelii Gaudium o Papa queria expressar seu programa pastoral e o expressou à luz do trabalho do Sínodo de 2012, exatamente sobre a nova evangelização e a transmissão da fé. Por isso, serão dias intensos que nos levarão a receber diretamente do Papa, sábado pela manhã, mais uma vez o seu ensinamento”, completou.

Sobre os testemunhos, Dom Fisichella reforçou que foram convidadas pessoas que, de diferentes maneiras, deram vida à realidade da evangelização. O bispo citou Chiara Amirante, e como a fundadora da comunidade Novos Horizontes difundiu em todo o mundo a alegria de conhecer pessoas com mais dificuldades. André e Angele Regnier,  fundadores da Catholic Christian Outreachin Canadá, também foram mencionados por Dom Fisichella, além do trabalho realizado por ambos com jovens que se dedicam totalmente à evangelização.

Leia mais
.: Evangelii Gaudium transparece vivência de Francisco
.: O pontificado de Papa Francisco marca uma “Igreja em saída”

“Teremos testemunhos que dizem o quanto a paróquia sente a necessidade de se renovar com a conversão pastoral da qual falou Papa Francisco. Também teremos o testemunho do bispo auxiliar de Bogotá. Então, não esqueçam que esta Igreja em saída, como nos ensinou o Papa, também faz uma opção fundamental pelos pobres: Dom Ciotti, fundador do grupo Abel, nos dará seu testemunho. Nos dará sugestões sobre as repercussões sociais da proclamação do Evangelho. Também estará presente o arcebispo metropolitano de Aleppo. Portanto, uma série de reflexões de todas as partes do mundo, que mantém unido o grande dinamismo da evangelização”, sublinhou.

Dom Fisichella concluiu afirmando que a Igreja Católica possui belos testemunhos de uma Igreja em saída, através da evangelização e através das periferias existenciais e geográficas do mundo. “Vejamos como foi recebido até o momento o ensinamento do Papa. Queremos dar mais força e perspectiva aos conteúdos da exortação apostólica Evangelii Gaudium”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo