Congresso

Encontro Mundial das Famílias terá casal brasileiro entre conferencistas

André e Karina Parreira vão participar como conferencistas no Encontro Mundial das Famílias com o Papa em junho

Verônica Suênia
Da Redação

O 10º Encontro Mundial das Famílias será em Roma de 22 a 26 de junho de 2022. O casal brasileiro André e Karina Parreira foi convidado pela Diocese de Roma para participar como conferencistas no evento com o Papa Francisco. O casal recebeu a notícia com surpresa e alegria. 

A princípio, receberam um e-mail da subsecretaria do órgão vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino Sondamo, para saber se eles aceitariam a missão. Neste mês de abril, chegou a carta oficial do Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do órgão, confirmando o convite para a participação do casal brasileiro. 

“Um sentimento misto de alegria e temor. Por perceber que nosso sim ao Senhor tem dado frutos e uma consciência que somos muito pequenos para uma missão tão grande.”

Essa é a primeira vez que um casal do Brasil participa de forma ativa, dando sua contribuição na condução do Encontro Mundial. 

Veja também:

.: Encontro Mundial das Famílias 

Sobre o casal

André e Karina são da Diocese de São João Del Rei (MG). Casados ​​desde 1998, eles têm 7 filhos e atuam na Pastoral Familiar da paróquia.

Desde o início do casamento, aplicam o curso de noivos e contribuem na preparação para o matrimônio e no atendimento de casais. Depois, escreveram livros, artigos em sites e também realizam o apostolado on-line, além de ministrarem palestras e encontros por todo o país. 

“Buscamos viver de modo simples, cultivando a fé no cotidiano, focando na formação cristã dos filhos. Nada é mais importante aos pais que a dedicação aos filhos. É esta a grande contribuição que um casal pode oferecer à sociedade.”

Amor familiar

O maior evento que reúne famílias católicas de todo o mundo e tem a presença do Papa acontece desde o pontificado de São João Paulo II. O Papa Francisco incentiva que os bispos promovam em suas dioceses encontros locais para difundir o que as famílias vão vivenciar a partir de Roma. O encontro encerra o ano dedicado à família, com foco na Exortação Apostólica Amoris Laetitia

O casal brasileiro vai abordar na sua reflexão o assunto que é tema do encontro: “O amor familiar”. André e Karina vão focar no aspecto “maravilhoso e frágil”, tendo como base o documento do Papa “Amoris Laetitia”. “Esperamos que nossa reflexão possa apontar caminhos para outras famílias.”

O casal falou com nossa equipe sobre a surpresa do convite e eles responderam que, em brincadeira, tem dito que foi um momento de “cochilada do Espírito Santo”. Mas que não podem duvidar de Sua ação na Igreja e, por isso, estão se preparando. “Estamos fazendo nossa parte – estudo e oração, confiando que Ele conduzirá. É mais um dos mistérios de Deus”.

Momento com o Papa

André e Karina contam que podem participar da missa com o Papa, mas não há previsão de momentos próximos dele. “Como faremos uma conferência, pode ser que ele ‘apareça’ no momento de nossa palestra como em outras situações no Encontro com as Famílias”.

A viagem será custeada pela Diocese de Roma, mas somente para o casal, sendo oferecida hospedagem e alimentação em Roma para toda a família, caso tiverem como pagar as despesas de viagem dos filhos.

Cada conferência episcopal é convidada a enviar uma delegação. O Brasil tem participado com significativos grupos com casais, padres e bispos. 

Nesta X edição, haverá também outro casal do Brasil que vai falar em um dos temas de um dos painéis temáticos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo