Carta do Papa

Encíclica Spe Salvi chega a Moscou

Foi publicada na Rússia a "Spe Salvi", 2º encíclica do Papa Bento XVI, publicada em 30 de novembro de último ano. Em sua publicação, em russo (feita pelas Edições Franciscanas em colaboração com a nunciatura apostólica e a Agência de Imprensa Católica), representa uma ocasião de encontro e diálogo entre a Igreja Católica e a Ortodoxa.

A apresentação será feita – segundo informa uma nota da Revista Rússia Cristã na noite de terça-feira – em 25 de março, no Centro Cultural Biblioteca do Espírito, pelo arcebispo de Moscou, Paolo Pezzi, e por Padre Vladimir Shmalij, secretário da Comissão Teológica Sinodal do Patriarcado.

Os escritos do atual pontífice já ofereceram, em outras ocasiões, a oportunidade de diálogo com a Igreja Ortodoxa. Um exemplo foi, em 2006, quando a Biblioteca do Espírito publicou em russo o livro "Introdução ao Cristianismo", de Joseph Ratzinger.

No prefácio da encíclica, em russo, o Padre Vladimir Shmalij dedica um amplo espaço à denúncia de ideologias e de falsas esperanças, experiências destrutivas vividas na Rússia.

A Biblioteca do Espírito foi aberta em Moscou, em 1993, pela Fundação Rússia Cristã, juntamente com o Sínodo Ortodoxo São Cirilo e São Metódio de Minsk e a Cáritas Diocesas de Moscou. Na fundação trabalham juntos católicos e ortodoxos, que promovem ocasiões de confronto e diálogo ecumênico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo