SOLIDARIEDADE

Emergência nas Ilhas de Tonga, a proximidade e o empenho da Cáritas

O Papa Francisco recordou o desastre causado em Tonga pela erupção do vulcão submarino e o subsequente tsunami, que dizimou áreas inteiras

Da redação, com Vatican News

Vulcão submarino entrou em erupção em Tonga, na sexta-feira, 14 / Foto: Reprodução Reuters

“O meu pensamento vai às populações das ilhas de Tonga, atingidas pela erupção do vulcão submarino que últimos dias causou enormes danos materiais. Estou espiritualmente próximo de todas as pessoas que sofreram, implorando a Deus alívio para o seu sofrimento.”

Foi assim que o Papa Francisco recordou, nesta quarta-feira, 19, o desastre causado em Tonga pela erupção do vulcão submarino e o subsequente tsunami, que dizimou áreas inteiras. 100 casas foram danificadas e 50 destruídas na ilha de Tongatapu. Todas as habitações foram destruídas na ilha de Mango e apenas duas casas resistiram na ilha de Fonoifua, enquanto na ilha de Nomuka também foram registrados danos consideráveis.

A Cáritas está procurando responder às necessidades da população afetada e na região pode contar com uma equipe de voluntários. A necessidade mais urgente agora é a de água potável, que foi contaminada pelas cinzas da erupção. O governo local declarou o estado de emergência e organizou a distribuição de água às ilhas Ha’apai (as mais próximas do vulcão). O Ministro dos Assuntos Estrangeiros e Comércio afirmou: “A ajuda que já tinha sido armazenada em algumas áreas pela Cáritas Tonga e pela Cáritas Nova Zelândia foi distribuída. Esta ajuda inclui equipamento de purificação de água, recipientes de água, kits de higiene, baldes e torneiras”.

Das poucas atualizações que chegaram, Cáritas Australia assinala que a devastação afetou principalmente as ilhas periféricas. Há também uma necessidade urgente de água potável e abrigo, especialmente para as comunidades costeiras cujas casas foram varridas pelas ondas do tsunami. As estradas e pontes também foram danificadas. As comunicações estão interrompidas e o contato com o mundo exterior só é possível por telefone satelitar.

A Caritas Italiana expressa a sua proximidade à Cáritas local e, em ligação com a rede internacional, está pronta a apoiar as suas intervenções em favor das pessoas afetadas por esta emergência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo