Celebrações

Em Roma, peregrinos celebram Solenidade de Padre Pio

Igreja Católica celebra a Festa de Padre Pio nesta sexta-feira

Da redação, com Gaudium Press

Cerca de 600 grupos de oração do Padre Pio do Lácio estão em Roma para as celebrações da solenidade litúrgica de São Pio, comemorada nesta sexta-feira, 23, pela Igreja Católica.

Desde terça-feira, 20, os grupos peregrinam ao Santuário de ‘San Salvatore in Lauro’ para render uma grande homenagem ao santo.

No Santuário está exposta a relíquia com o sangue de Padre Pio e várias Missas são realizadas para os presentes.

padre-pio2

Nesta quinta-feira, 22, estão previstas outras celebrações, para comemorar o Trânsito do Padre Pio, que iniciará às 18h (hora local) com uma Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Roma, Dom Giuseppe Marciate. Em seguida, às 19h, haverá uma Vigília de Oração e às 21h outra Solene Missa, presidida pelo Promotor da Fé da Congregação dos Santos, Dom Carmelo Pellegrino.

Dia solene

A grande comemoração será nesta sexta-feira, 23, com a Solene Festa Litúrgica do Padre Pio, que será marcada por sucessivas Missas, além de vários atos religiosos, começando às 12h (hora local) com a Súplica ao Padre Pio, depois às 16h30 ocorrerá a procissão que culminará na Praça Navona, onde se abençoarão os meios da Proteção Civil. Na ocasião se elevará uma oração especial pelas vítimas do terremoto no centro da Itália.

Para as 18h haverá uma Solene Missa presidida por Dom Gianrico Ruzza, Bispo Auxiliar do Setor Centro, e se concluirá a jornada às 21h com outra Celebração Eucarística.

padre-pio1

Os atos em honra ao Santo italiano continuarão no final de semana com a jornada de ação de graças que finalizará com a Missa às 18h do domingo.

Relíquias expostas

Por estes dias, além da relíquia do sangue, também permanecerão expostas na igreja de San Salvatore várias relíquias do Santo italiano, entre elas seus guantes e vendas -com os quais cobria os estigmas-, e sua estola.

O Santuário de San Salvatore in Lauro, em fevereiro acolheu também o corpo do Santo italiano que chegou a Roma por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Ali permaneceu, junto com o corpo de São Leopoldo Mandic, até que foi transladado para a Basílica de São Pedro. Ambos Santos receberam a veneração dos fiéis.

Tanto São Leopoldo como o Padre Pio foram propostos como modelos de confessores para este Ano Santo da Misericórdia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo