Acolhimento

Em projeto humanitário, refugiados sírios chegam a Roma

Mais um grupo de 41 pessoas foi acolhido em Roma através do projeto Corredores Humanitários, que favorece integração de refugiados

Rádio Vaticano

Na manhã de segunda-feira, 30, chegaram ao aeroporto romano de Fiumicino, provenientes do Líbano, 41 refugiados sírios beneficiados com o projeto Corredores Humanitários, promovido pela Comunidade de Santo Egídio, a Federação das Igrejas Evangélicas Italianas (Fcei) e a Mesa Valdense, com o Estado italiano. O projeto, totalmente autofinanciado, favorece a integração e garante a segurança de quem chega e de quem acolhe.

Com este sexto grupo desembarcado, o total de refugiados de Homms, Aleppo e Damasco é de 450 pessoas, um terço das quais, menores, todas em condições de vulnerabilidade, recebidas e encaminhadas a uma vida estável, com escolarização para as crianças e inserção no mercado do trabalho para os adultos.

Acesse
.: Notícias sobre a crise de refugiados 

Para o presidente de Santo Egídio, Marco Impagliazzo, o sistema, fruto de uma sinergia entre as instituições e a sociedade civil, mostra que a integração é possível na Itália e na Europa. Depois de um ano desta experiência, ele se diz convencido de que ‘é tempo de construir pontes e não levantar muros’.

O presidente da Fcei, Luca Maria Negro, insistiu no valor ecumênico do projeto. “Cristãos de confissões diferentes se encontram para trabalhar juntos: isto significa que é um modelo exportável. O próximo país pode ser a França. Nossa esperança é que outros países sejam o exemplo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo