Fim do estado de emergência

Em Portugal, Igreja prepara possível retomada gradual das celebrações

Portugal encerrará estado de emergência no dia 2 de maio; Bispos preparam orientações gerais para possível retomada das atividades

Da redação, com Vatican News

Juntamente com as autoridades sanitárias, os bispos portugueses estão preparando orientações gerais para a retomada possível e gradual das celebrações eucarísticas e outras cerimônias religiosas após o final do estado de emergência que vigora no país até 2 de maio. Em comunicado divulgado no final do Conselho Permanente, que reuniu os prelados nesta terça-feira, 21, por videoconferência, foi expressa a solidariedade da Igreja. Os bispos elogiaram a população pelos cuidados de prevenção que tomaram ao longo da situação e destacaram a forma como os católicos seguiram as normas e orientações da Santa Sé, da Conferência Episcopal e das Dioceses.

Os prelados lembraram das vítimas da epidemia e seus familiares e manifestaram solidariedade para com os doentes infectados e com os que estão na “linha da frente”, como os profissionais de saúde, as forças de segurança e os que trabalham nos lares e outras instituições sociais. Na nota do conselho permanente, é ainda sublinhado “o papel de presença constante dos capelães hospitalares junto dos doentes, médicos, enfermeiros e demais auxiliares de saúde”.

Leia mais
.: Notícias da Pandemia de Coronavírus

Preocupações que estiveram também presentes no encontro deste mês do Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, com o 1º Ministro António Costa. A reunião foi centrada no levantamento das restrições às celebrações religiosas face à pandemia de Covid-19. “Deveremos, a partir de maio, começar a encontrar um maior ponto de normalidade, nas celebrações religiosas, tendo em conta a previsão que temos”, disse o primeiro-ministro aos jornalistas no final do encontro.

Ainda no contexto do impacto da pandemia de Covid-19, o Santuário de Fátima anunciou que a peregrinação internacional que assinala, anualmente, o 13 de maio vai decorrer este ano sem a presença de assembleia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo