Internacional

Em meio à pandemia, ciclone atinge leste da Índia e Bangladesh

Houve dificuldade em alocar a população em abrigos, que já estavam sendo usados como centros de quarentena

Da redação, com Reuters

Um poderoso ciclone atingiu o leste da Índia e Bangladesh nesta quarta-feira, 20, destruindo casas de barro e aterros, e provocando uma tempestade ao longo da costa. Pelo menos, um homem foi morto após a queda de uma árvore. Especialistas afirmam que foi o ciclone mais forte na região em uma década.

Cerca de dois milhões de pessoas haviam sido removidas para abrigos antes de sua passagem pelo local. Algumas foram transferidas para os estados de Odisha e Bengala, em uma operação realizada em meio a crescentes infecções por coronavírus. Houve dificuldade em alocar a população nos abrigos, que já estavam sendo usados como centros de quarentena de coronavírus.

Abrigos extras estavam sendo preparados nos mercados e prédios do governo, com subsídios feitos para o distanciamento social, enquanto máscaras estavam sendo distribuídas aos moradores.

A polícia de Bengala Ocidental disse que algumas pessoas não estavam dispostas a ir para os abrigos, porque tinham medo de serem infectadas.

Ciclone

O ciclone Amphan começou a se deslocar para o interior com ventos de até 185 km/h, disse Mrutyunjay Mohapatra, diretor geral do Departamento de Meteorologia da Índia.

Mohapatra disse que a tempestade poderia subir para cerca de cinco metros no delta de Sundarbans, lar de cerca de quatro milhões de pessoas e densas florestas de mangue que são um habitat crítico para os tigres.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo