Ações concretas

Em discurso na ONU, Patriarca maronita fala da crise na Síria

O Cardeal Béchara Boutros Raï destacou a situação dramática dos refugiados sírios e pediu medidas concretas da Comunidade Internacional

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Béchara Boutros Raï, fez um pronunciamento na sede da ONU, em Genebra, Suíça, nesta quarta-feira, 9, sobre o tema “Paz e futuro no Oriente Médio”.

Em seu discurso, o cardeal  destacou a presença dos cristãos no mundo árabe como uma riqueza de tradições e iniciativas sociais nos vários países. Enfatizou o  testemunho constante dos cristãos na busca de convivência entre as diferenças.

O Patriarca falou da  desestabilização atual do Oriente Médio devido aos vários golpes de Estado, lutas ideológicas e religiosas, triunfo de revoluções como a de Khomeini no Irã, desvio fundamentalista que anulou os frutos iniciais da primavera árabe e ingerências dos países ocidentais que alimentam os conflitos.

O Cardeal Boutros Raï também falou sobre as perspectivas de futuro para a Síria e citou os apelos do Papa Francisco em prol de uma solução pacífica, feita de diálogo e negociações.

Bechara mencionou ainda os pronunciamentos do Observador Permanente da Santa Sé na ONU, em Genebra, Dom Silvano Maria Tomasi. Este, segundo o patriarca, reiterou muitas vezes os caminhos semelhantes de resolução do conflito, no respeito recíproco, libertando fé e política de instrumentalizações recíprocas.

“Um milhão e quinhentos mil refugiados no Líbano, vítimas do conflito sírio, não podem mais esperar uma solução ao drama que estão vivendo”, frisou o Cardeal

No final de seu pronunciamento, o Patriarca reiterou que persistem elementos comuns e complementares entre cristãos e muçulmanos, presentes há mais de um milênio entre as duas culturas que formam uma base sólida para o futuro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo