JOVENS E A ECONOMIA

Economia de Francisco: ambiente não mudará se a economia não mudar

Evento virtual será uma nova etapa na iniciativa desejada pelo Papa para fazer dialogar jovens economistas, empresários e changemakers para um futuro diferente

Da redação, com Vatican News

Bogotá, Nairobi, Xangai, Washington. Estas são apenas algumas das quarenta cidades do mundo que, na tarde deste sábado, estarão coligadas com Assis para o encontro deste ano da “Economia de Francisco”, a iniciativa desejada pelo Papa que reúne jovens economistas, empreendedores e “changemakers” (transformadores) de todo o mundo unidos no compromisso comum de repensar de modo concreto um novo tipo de economia. O evento será realizado ao vivo via streaming no canal YouTube di Economy of Francesco.

Em nome dos dois Franciscanos

Este é o segundo encontro desde que Francisco lançou este projeto com uma carta aos jovens empresários em 1º de maio de 2019, e o evento de hoje reunirá os frutos destes mais de dois anos de caminho comum. “Há milhares de jovens economistas que iniciaram este caminho sob o nome dos dois Francisco, o de Assis e o Papa, para dar uma alma e mudar a economia”, explica ao Vatican News Luigino Bruni, economista e coordenador científico do evento. “Numa época em que os jovens estão assumindo um papel de liderança – basta pensar nestes dias em Milão com Greta sobre o tema do meio ambiente – estes jovens estão dizendo que não se pode mudar o meio ambiente a menos que se mude a economia”.

O programa do dia

As diferenças entre riqueza e pobreza hoje, teoria e prática econômica para ajudar os mais fracos, o papel das finanças, da ecologia, mas também da espiritualidade e da fraternidade serão alguns dos temas desenvolvidos no debate deste sábado (aqui o programa completo). O debate será introduzido por recordações históricas de pessoas que entraram em contato com o Pobrezinho de Assis, e testemunhos de jovens de países como Zâmbia, Índia, Brasil e Afeganistão com a história de duas mulheres envolvidas na iniciativa “Juntos estamos de pé” da Economia de Francisco. Os economistas Jeffrey Sache e Helen Alford irão se confrontar com os jovens. “Não esqueçamos que esta é uma realidade juvenil”, continua Bruni, “temos algumas figuras adultas que estão ali para dialogar, para realçar o pensamento e a contribuição dos jovens”. O dia será encerrado com a mensagem em vídeo do Papa Francisco, que poderá ser seguida online no canal Economy of Francis youtube.

Não reclamações, mas propostas

“A própria existência de algo que nasceu sem uma estrutura, sem dinheiro, sem poderes políticos fortes, sem grande apoio, mas somente pela força de uma mensagem foi uma ideia maravilhosa”, continua Bruni, “e este dia será uma colheita não de reclamações e críticas ao mundo que ‘não presta’, mas uma colheita de pessoas que já estão mudando a economia de seu país todos os dias” e que agora tiveram a oportunidade de trabalhar em rede: “o que costumavam fazer individualmente um a um, agora fazem juntos como um verdadeiro movimento para mudar a economia”.

Encontro daqui a um ano

O próximo objetivo da Economia de Francisco é encontrar o Papa em Assis no outono de 2022, realizando assim o encontro planejado para 2020 e adiado por causa da pandemia. Um atraso que talvez tenha se revelado providencial, pois assim será uma oportunidade de mostrar os frutos desta iniciativa, prossegue Bruni explicando: “estas coisas não podem ser detidas, porque não são realidades nascidas de cima, mas nascidas da vida”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo