ajuda fraterna

Dom Scicluna auxiliará Igreja no México na luta contra os abusos

Secretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé irá ao México para consultoria técnica

Da redação, com Vatican News

Dom Charles Scicluna, Secretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé/ Foto: Rodrigo Garrido – Reuters

O arcebispo Charles Scicluna irá ao México para ajudar os bispos do país na luta contra os abusos. A notícia foi dada pelos bispos mexicanos. Em nota, o Conselho Nacional para a proteção dos menores da Conferência Episcopal do México reafirmou sua luta de modo responsável, transparente e claro contra a cultura do abuso e o sistema que acoberta os casos.

Os bispos agradeceram o cardeal prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Luis Ladaria Ferrer, por ter decidido enviar o secretário adjunto do dicastério para uma missão de colaboração com a Igreja. A missão, de acordo com a Santa Sé, será um serviço de consultoria técnica, uma ajuda fraterna, um diálogo que ajude a Igreja no México a se confirmar nos passos já realizados na direção certa para a devida resposta às vítimas de abuso sexual de menores por parte de clérigos.

Leia também
.: “Chegou a hora” de erradicar os abusos sexuais, diz o Papa
.: Proteção dos menores: Vaticano anuncia primeiras iniciativas concretas

O arcebispo Scicluna, ajudado na sua missão pelo monsenhor Jordi Bertolomeu, estará disponível para encontros com os bispos, os superiores maiores e todos os que quiserem ajuda, informou a Santa Sé. A missão será realizada de 20 a 27 de março de 2020.

No comunicado, os bispos mexicanos destacaram sobre a ajuda fraterna: “Para que a Igreja seja capaz de contribuir de modo eficaz à luta contra este flagelo que se verifica em vários âmbitos da sociedade (família, escola e trabalho, entre outros), a primeira coisa que deve fazer é se comprometer em erradicar completamente este fenômeno do seu interno”.

A Nunciatura Apostólica da Cidade do México, guiada pelo arcebispo Franco Coppola, disse que a sede diplomática estará a disposição de todos os que desejam compartilhar suas experiências ou receber orientação e assistência, garantindo total reserva e confidencialidade tanto das pessoas que serão acolhidas quando no conteúdo das conversas.

Na sexta-feira, 28 de fevereiro dias, foi lançada a notícia da formação de uma força-tarefa vaticana chamada para ajudar os bispos de todo o mundo comprometidos com a redação das normas para combater os abusos. A um ano de distância do Congresso convocado pelo Papa Francisco no Vaticano em fevereiro de 2019 foram tomadas muitas iniciativas com a promulgação de novas leis e com a decisão de abolir o segredo pontifício nos casos de abuso.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo