31 de janeiro

Dom Bosco foi o santo da gratidão e da esperança, afirma padre salesiano

Padre Gildásio Santos comenta vida de Dom Bosco e o vídeo da ‘Estreia 2021’, que traz o tema a ser vivido pelos salesianos neste ano

Denise Claro
Da redação, com colaboração de Lízia Costa

Dom Bosco, fundador dos salesianos e patrono dos jovens.

Dia 31 de janeiro é a festa litúrgica de São João Bosco, fundador dos Salesianos. Dom Bosco é conhecido como o patrono dos jovens, pai e mestre da juventude.

O conselheiro do Reitor-Mor dos Salesianos para a Comunicação Social, padre Gildásio Santos, lembra que Dom Bosco é um dos mais conhecidos e populares santos da Igreja pelo seu grande amor aos jovens.

“Quando a gente fala de Dom Bosco, a gente pensa em um homem que teve um grande amor pelos jovens, que foi manifestado através do carinho, da acolhida, que foi capaz de levar os jovens a trabalharem, a terem um emprego, uma profissão, e apresentou um projeto de vida para os jovens.”

O santo dos jovens, segundo o padre, apresentava este plano de vida para o jovem e fazia com que ele se apaixonasse por este projeto. “O jovem vivia então uma grande alegria, porque sua vida tinha um significado”.

Leia mais
.: Carta dos padres sinodais aos jovens do mundo inteiro
.: “Deus é jovem e ama os jovens”, afirma Papa Francisco

Salesianos

Viver essa esperança hoje no estilo de vida salesiano é acreditar profundamente na criança, no adolescente e no jovem, porque eles são sementes de esperança.

Padre Gildásio comenta, então, o tema da “Estreia 2021”. Trata-se de uma iniciativa que apresenta, anualmente, aos salesianos um norte a ser vivido durante todo o ano. O tema deste ano é Movidos pela Esperança. 

“Penso que nós salesianos fomos a primeira congregação do mundo que fez um lançamento de um apelo à esperança em tempos de crise da covid-19. Por quê? Porque essa é uma responsabilidade nossa. Porque se nós, que trabalhamos com crianças e jovens, não apresentamos a esperança, quem pode apresentar? Então os salesianos acreditam no jovem e portanto acreditam na esperança.”

Leia mais
.: Dom Bosco inspira padres na vivência do sacerdócio

O sacerdote lembra que, ao falar de esperança, é preciso ter um discurso realista. Para ele, a esperança não nasce espontaneamente. Em um mundo em que as pessoas estão diante da doença, de um vírus, da morte, de problemas ecológicos, problemas de segurança, mover as pessoas a viverem uma grande esperança não é simples.

“Promover a esperança é dizer o seguinte: que acima de tudo, Deus é a esperança maior. A humanidade é sempre chamada a colocar a sua esperança em Deus. Além da dor, existe um Deus que ama. Além da doença, existe um Deus que cuida. Além da insegurança, existe um Deus fiel. Além dos problemas que enfrentamos, Deus é nosso Pai e nos ama muito. Isso é esperança. Não significa eliminar os problemas, mas no meio das dificuldades, ter esperança.”

O vídeo da Estreia 2021 apresenta também a importância da comunicação humana. Não basta a tecnologia, as redes sociais, é preciso que esta comunicação aconteça.

Ver a vida como um dom

O salesiano recorda que foi exatamente isso que Dom Bosco fez. O fundador dos salesianos não tinha dinheiro, não tinha recursos, mas ele era capaz de viver a esperança.

“Eis o desafio nosso. Porque quando a gente vê a vida como dom, a gente passa a acreditar na esperança. Não é bom levantar de manhã e saber que a gente está vivo? Que a gente pode respirar, tomar um café, trabalhar, cuidar do jardim, das pessoas, e dizer: ‘Senhor, muito obrigado porque eu tenho o dom de viver’? Isso é celebrar a esperança. Se nós perdermos a gratidão, a esperança morre. Dom Bosco foi um santo da gratidão.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo