Em Uberaba (MG)

Dom Benedicto Ulhôa Vieira será sepultado nesta tarde

Dom Benedicto Ulhôa foi vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na década de 80

Da Redação, com CNBB

Sepultamento Dom Benedicto

“Em nome do Senhor” era o lema episcopal de Dom Benedicto

O arcebispo emérito de Uberaba (MG), Dom Benedicto Ulhôa Vieira, que faleceu na tarde deste domingo, 3, será sepultado às 17h, desta segunda-feira, 4.

Dom Ulhôa faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado desde o mês passado no Hospital São José, apresentando quadro grave de asma crônica e insuficiência renal.

Em nota, o arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, lamentou a perda do irmão no episcopado. Dom Benedicto foi vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 1983 a 1987.

Velório e sepultamento
Em comunicado, a arquidiocese de Uberaba (MG) informou que, nesta segunda-feira, às 8h30, o corpo do bispo foi transladado para o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Às 12h, o corpo será levado para a catedral, e às 17h  celebrada Missa; em seguida, haverá celebração das exéquias e sepultamento na cripta local.

Trajetória
Dom Benedicto Ulhôa Vieira foi nomeado bispo, em 29 de novembro de 1971, pelo Papa Paulo VI. Escolheu como lema episcopal “Em nome do Senhor”, desempenhando importantes atividades na Igreja no Brasil. Foi bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (1972-1978) e presidente do regional Leste 2 da CNBB por três mandatos. Em 1978, foi nomeado arcebispo de Uberaba (MG), onde permaneceu por dezoito anos, sendo responsável pela ordenação de 30 padres, criação de 11 paróquias e a reabertura do Seminário São José.

Dedicou-se aos estudos acadêmicos, obtendo o título de doutor em Teologia pela PUC (SP) em 1953. Escreveu milhares de artigos e diversos livros, entre eles “Palavras de amizade e fé”, “Pregando sobre as colinas”, “Pregai o Evangelho” e “Entardecendo”, publicado em 2008. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo