Divulgado título da encíclica do Papa sobre meio ambiente

“Louvado seja” é o título da encíclica do Papa Francisco sobre meio ambiente; documento será apresentado na próxima semana

Da Redação, com informações do Vaticano

O Vaticano divulgou nesta quarta-feira, 10, o título da encíclica do Papa Francisco sobre meio ambiente: “Louvado seja”, sobre o cuidado da casa comum. O documento será publicado na próxima quinta-feira, 18.

O texto da encíclica estará à disposição nos idiomas italiano, francês, inglês, alemão, espanhol e português. Esta será a segunda encíclica do pontificado de Francisco, porém a primeira escrita inteiramente por ele. A primeira encíclica, Lumen Fidei, foi concluída por Francisco, mas começou a ser escrita por Bento XVI, hoje Papa Emérito.

A temática do meio ambiente é uma das preocupações de Francisco desde o início de seu pontificado. Na Missa que marcou o começo do seu ministério petrino, ele falou sobre o cuidado com a criação.

“Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos ‘guardiões’ da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo!”, disse na ocasião.

Para apresentar o documento, falarão com a imprensa o presidente do Pontifício Conselho da Justiça e Paz, Cardeal Peter Turkson; o Metropolita de Pergamo, sua eminência John Zizioulas, representando o Patriarcado Ecumênico e da Igreja Ortodoxa; e o professor John Schellnhuber, fundador e diretor do Instituto Postdam para Pesquisa do Impacto Climático.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo