Novo livro

Disciplina do celibato é tema de livro que será publicado na França

Respondendo aos jornalistas, Santa Sé reitera a posição do Papa Francisco a respeito do celibato: “Pessoalmente, penso que o celibato é uma dádiva para a Igreja. (…) Não estou de acordo com permitir o celibato opcional

Da redação, com Vatican News

Nesta quarta-feira, 15, na França, será publicado um livro sobre o sacerdócio assinado pelo Papa emérito Bento XVI e pelo Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação do Culto Divino. Segundo trechos do livro fornecidos pelo jornal Le Figaro, os autores entram no debate sobre o celibato e sobre a possibilidade de ordenar sacerdotes casados.

Leia também 
.: O livro sobre o celibato: um esclarecimento de Dom Gänswein: o prefeito da Casa Pontifícia e secretário particular do Papa emérito declarou que Bento XVI não autorizou a dupla assinatura como co-autor do livro do cardeal Sarah.

Respondendo ao questionamento de jornalistas sobre a posição do Papa Francisco acerca desse assunto, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, recordou que é um posicionamento claro, manifestado, por exemplo, durante conversa com os jornalistas no voo de retorno do Panamá em janeiro do ano passado. 

“A posição do Santo Padre sobre o celibato é conhecida. No decorrer da coletiva com os jornalistas de regresso do Panamá, o Papa Francisco afirmou: “Vem-me à mente aquela frase de São Paulo VI: ‘Prefiro dar a vida antes do que mudar a lei do celibato’”. E acrescentou: “Pessoalmente, penso que o celibato é uma dádiva para a Igreja. (…) Não estou de acordo com permitir o celibato opcional. Haveria qualquer possibilidade apenas nos lugares mais remotos; penso nas ilhas do Pacífico… […] Haveria necessidade pastoral, e o pastor deve pensar nos fiéis”.

O assunto também é abordado no editorial de Andrea Tornielli, do Vatican News. O artigo foi publicado nesta segunda-feira, 13, com o título: “Uma contribuição sobre o celibato sacerdotal em filial obediência ao Papa”. Leia aqui

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo