Saúde

Dia Mundial da Pneumonia é comemorado nesta sexta-feira, 12

Especialista fala sobre prevenção e tratamento da pneumonia

Da redação, com colaboração de Elane Gomes

Usar de máscaras, evitar aglomerações e estar em dia com as vacinas previnem pneumonia./ Foto: Walling via Unsplash

Nesta sexta-feira, 12, é comemorado o Dia Mundial da Pneumonia. A data foi proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, que segue sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade.

A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos. O Streptococcus pneumoniae é o agente causador em 60% dos casos.

A presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SPPT, Dra Irma de Godoy, esclarece que há alguns mitos sobre as pneumonias. Por exemplo, a de que a causa seria a pessoa ter tomado um sorvete ou não ter se agasalhado direito. “Não é isso. A pneumonia é causada por um agente infeccioso. Depende muito da condição do indivíduo. Pode ser evitada por meio da prevenção das doenças virais através das vacinas. É importante que as pessoas tomem a vacina para gripe. Assim, esses vírus não vão atingir e causar alterações importantes no pulmão do vacinado.”

A especialista explica que, além do cuidado com as vacinas, o uso de máscaras e o cuidado com aglomeração também evitam que as pessoas fiquem expostas aos agentes infecciosos. “É como na covid-19. As bactérias podem atingir os pulmões pelas vias respiratórias quando ela ocorre na comunidade, então isso é muito importante.”

Vacinas

Com relação às vacinas que previnem a pneumonia, podem ser feitas em crianças e adultos. Algumas estão disponíveis no SUS e outras não. 

“São duas vacinas, existe também a vacina conjugada 13 e a 23. Cada indivíduo deve procurar seu médico, pois há, às vezes, condições que facilitam o aparecimento de pneumonia. É uma doença grave, que precisa de um acompanhamento médico.”

Tratamento

Dra. Irma explica que, em relação ao tratamento, vai depender muito da condição do paciente. 

“Depende da idade, de onde ele pegou a pneumonia (casa de repouso/hospital), e é necessário um acompanhamento médico. Mas na maioria das vezes ele é feito com uso de antibiótico.”

Embora a taxa de mortalidade da pneumonia esteja em queda (redução de 25,5% entre 1990 e 2015), a quantidade de internações e o alto custo do tratamento ainda são desafios para a saúde pública e a sociedade como um todo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo