Internacional

Coreias anunciam plano conjunto para modernizar estradas

Projeto terá início em novembro e é resultado das negociações de alto nível que acontecem em Panmunjom

Ansa

As Coreias do Sul e do Norte acertaram nesta segunda-feira, 15, um plano conjunto para modernizar e eventualmente conectar suas redes ferroviárias e rodoviárias.

O projeto terá início em novembro e é resultado das negociações de alto nível que acontecem em Panmunjom, na zona desmilitarizada entre os dois países. As delegações são guiadas pelo ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, e seu homólogo do Norte, Ri Son-gwon.

Além disso, Pyongyang e Seul discutirão ainda em outubro o envio de uma delegação conjunta para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e uma proposta para sediar as Olimpíadas de 2032. Já em novembro, haverá reuniões em nível de Cruz Vermelha para ajudar famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-53) a se reunirem.

Ainda será realizada uma cúpula de generais para evitar possíveis tensões e crises na fronteira. Em 2017, a troca de insultos e ameaças entre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levou o mundo a temer por uma guerra na península.

No entanto, a partir do início de 2018, Seul e Pyongyang iniciaram um processo de reaproximação que já teve três cúpulas entre Kim e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Além disso, o líder norte-coreano se reuniu com Trump em 12 de junho, em Singapura, onde os dois se comprometeram com a paz e a desnuclearização.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo