Twitter

Contribuir para que direitos humanos sejam respeitados, pede Papa

Francisco recordou nesta quinta-feira, 10, em sua conta no twitter, o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Da redação, com informações da Agência Senado e da ONU News

Nesta quinta-feira, 10, o mundo celebra o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Instituída em 1948, a declaração foi promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em resposta às atrocidades cometidas nas duas guerras mundiais. Sobre a data, o Papa Francisco comentou em sua conta oficial no twitter:

“Cada um é chamado a contribuir com coragem e determinação ao respeito dos #DireitosHumanos fundamentais de cada pessoa, especialmente daquelas “invisíveis”: de quem tem fome e sede, quem está nu, doente, estrangeiro ou detido (Mt 25,35-36)”.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um ideal que visa garantir para qualquer ser humano, em qualquer país e sob quaisquer circunstâncias, condições mínimas de sobrevivência e crescimento em ambiente de respeito e paz, igualdade e liberdade.

Sobre este documento, o Papa afirmou em 2018, por ocasião do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que quando os direitos humanos são violados ou se privilegia alguns em detrimento dos outros, ou ainda quando esses direitos são garantidos apenas a determinados grupos, ocorrem graves injustiças, e essas injustiças alimentam conflitos com graves consequências seja dentro das nações ou no relacionamento entre elas.

Leia também
.: Dom Helder Camara é declarado Patrono dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro do ano passado, o Santo Padre destacou em seu twitter: “O ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada fase do seu desenvolvimento. Se esta convicção ruir, não permanecerão fundamentos sólidos e permanentes para a defesa dos #DireitosHumanos”.           

Mensagem da ONU

Em mensagem sobre o Dia dos Direitos Humanos, o secretário-geral António Guterres disse que “divisões, autoritarismo e nacionalismos” não ajudam no combate à ameaça global e pediu solidariedade e ação coletiva para uma melhor recuperação da pandemia e um melhor futuro para todos.

“A pandemia da Covid-19 reforçou duas verdades fundamentais sobre os direitos humanos. Primeiro, a violação dos direitos humanos é prejudicial para todos. (…) A segunda verdade evidenciada pela pandemia é que os direitos humanos são universais e protegem-nos a todos”, frisou Guterres.

Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos contém trinta artigos que garantem a todos os seres humanos o direito à liberdade, à vida, à segurança e à dignidade. O documento é um marco na história dos Direitos Humanos, e foi elaborado por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo. Foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Desde a sua adoção, a DUDH foi traduzida em mais de 500 idiomas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo