Campo de Marte

Conheça a história do aeroporto Campo de Marte

Conheça a história do aeroporto Campo de MarteSão Paulo, nos anos 30, já não era mais aquela pequena cidade do século XIX, sua população mais que triplicara, passando de 64.934 habitantes, em 1890, para 1.060.120 habitantes, em 1934.

Embora seu desenvolvimento tenha sido lento – se comparado com as cidades do norte do País ou mesmo com o Rio de Janeiro –, sua evolução, desde o princípio, graças à sua posição geográfica, esteve ligada à ramificação das vias de comunicação: nos primeiros séculos a cidade expandiu-se acompanhando a trama de caminhos que conduziam ao sertão e ao litoral, depois, nas últimas décadas do século XIX, vieram as ferrovias, fundamentais para o comércio, principalmente do café, e para o desenvolvimento econômico.

Logo o transporte ferroviário já não era suficiente para atender o fluxo de pessoas que demandava a capital e o ritmo das locomotivas não acompanhava mais o ritmo de seu crescimento. Já havia algum tempo, um novo meio de transporte atraía a atenção e o desejo de homens ousados: os aviões. Em São Paulo, havia algumas pistas de pouso, mas apenas um único aeroporto, o Campo de Marte em Santana, inaugurado em 1920. Foi desse local que decolaram os primeiros aviões ingleses para três passageiros da Viação Aérea São Paulo – VASP. Mas, a grande enchente de 1929 e a interdição do local em 1934 pelo governo revolucionário de Getulio Vargas – em função da participação do Estado na Revolução de 1932 – induziram o início de estudos técnicos para a escolha de um sítio alternativo.

A discussão convergia para alguns pontos como Brooklin e Indianópolis, na zona sul da cidade. Mas relatórios técnicos defendiam a escolha de Congonhas.

Entretanto, poucos aeroportos do País tiveram, ao longo de sua história, papel tão importante no desenvolvimento da aviação civil e militar como o Campo de Marte. Em 1935, era o único aeroporto de São Paulo que tinha infra-estrutura para atender um terminal de passageiros. Hoje, também conta com lanchonete, restaurante e agência bancária, apesar de não operar com linhas aéreas comerciais.

O Campo de Marte abriga o Serviço Aerotático da Polícia Civil, o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Aeroclube de São Paulo. Fundado em 1931, é a maior escola de aviação da América Latina. Além disso, a maior frota de helicópteros do Brasil está sediada no aeroporto. O movimento dessas aeronaves é de cerca de 6.040 pousos e decolagens por mês.

Atualmente, o Campo de Marte opera com o sistema de balizamento noturno, que permite operações da aviação executiva até as 22 horas.

Localizado na zona norte de São Paulo, próximo ao Terminal Rodoviário Tietê, metrô e marginal Tietê.

O que o Papa vai fazer lá:

Bento XVI irá celebrar uma Santa Missa no Campo de Marte, às 9h30. Também será realizada a cerimônia de canonização de Frei Galvão. Trata-se de um dos momentos mais esperados da celebração, quando os fiéis terão um contato mais próximo com o Sumo Pontífice.

Na abertura da cerimônia, será feita uma leitura da biografia de Frei Galvão. Em seguida, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos da Santa Sé, Cardeal José Saraiva Martins, fará a petição de canonização do Beato Frei Galvão. Na seqüência, o Santo Padre proclamará solenemente que Antônio de Santana Galvão é santo. A partir de então fica autorizado o culto público do primeiro santo brasileiro, por todo o mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo